Heading
Os Cinco Princípios

Os Cinco Princípios formam a base de como nós fazemos negócios hoje e todos os dias. A Mars conta com 115.000 Associados em 80 países pelo mundo, por isso, é essencial ter orientações e referências morais claras. Para contribuir para o futuro da nossa empresa e do planeta em longo prazo, precisamos ter a coragem de tomar decisões ousadas. Por isso, aproveitamos todas as oportunidades para impactar positivamente este mundo que está em constante mudança, baseadas em nossa filosofia diferenciada — Os Cinco Princípios.  

Colocamos Os Cinco Princípios no centro de cada decisão que tomamos. Isso significa que:  

  • Estamos comprometidos com a Qualidade do trabalho e com as contribuições para a sociedade.  
  • Aceitamos nossa Responsabilidade (como indivíduos e como empresa) de agir agora.  
  • Tomamos decisões com base na Mutualidade do benefício com os públicos com quem nos relacionamos.  
  • Aproveitamos o poder da Eficiência para usar nossos recursos até a capacidade máxima.  
  • Temos a Liberdade financeira para tomar nossas próprias decisões, independentemente das motivações das outras pessoas. 

Sabemos que o que fazemos só é bom se for feito da melhor maneira possível, e nossas ações nos ajudam a construir um mundo melhor para as próximas gerações.

Os Cinco Princípios: Qualidade
O consumidor é nosso chefe, a qualidade nosso trabalho, e o custo-benefício nosso objetivo.

NOSSO PASSADO
Como Fazemos Parte da Vida Cotidiana?

A Mars começou a prosperar no meio de uma depressão, enfrentou a forte concorrência e cresceu até o tamanho atual, tudo como resultado de bilhões de compras feitas a cada ano. Essas compras são pequenas, muitas vezes menores do que as feitas pelos consumidores, e mesmo assim foram suficientes para financiar nosso crescimento em todo o mundo. Por que isso aconteceu? Como podemos continuar com esse sucesso?

NOSSO PROPÓSITO
O Consumidor é Nosso Chefe

Precisamos nos lembrar de que, para influenciar as escolhas de milhões de consumidores, precisamos convencer o primeiro, depois o segundo e o terceiro a comprar a nossa marca. Cada venda individual deve ser considerada a nossa venda mais importante. Se esquecermos disso, há o risco de permanecermos no passado e ignorarmos o futuro. Dependemos completamente dos nossos consumidores para construir nosso futuro, por isso precisamos compreender as necessidades deles. Fazendo isso, criamos relacionamentos duradouros, com eles, com produtos e marcas que trazem alegria hoje e podem se adaptar à mudança de culturas e estilos de vida.

NOSSA PAIXÃO
Qualidade é nosso Trabalho

Nossa empresa se dedica à mais alta qualidade em todo o trabalho que fazemos. A qualidade é o padrão fixo para nossas ações e vem da nossa paixão e de nosso orgulho em fazer parte da comunidade Mars. O trabalho de qualidade é o primeiro ingrediente para ter marcas de qualidade, e graças a ele temos a reputação de termos altos padrões.

NOSSAS MARCAS
Marcas de Qualidade oferecem Benefícios Únicos

Temos uma relação próxima com os consumidores, por isso sabemos que certas coisas podem convencê-los a sempre comprar nossos produtos. Oferecer produtos e serviços de qualidade, que cumprem padrões de excelência, feitos e entregues com o mínimo impacto sobre o meio ambiente, sempre foi a base do nosso sucesso. Outras empresas também prometem qualidade, mas poucas têm o mesmo compromisso de oferecer o melhor e elevar os padrões por meio da inovação constante.

NOSSOS PADRÕES
Custo-benefício

Além da qualidade, também devemos oferecer um bom custo-benefício. Conforme vamos desenvolvendo produtos e serviços inovadores para atender às mudanças de gostos e desejos, oferecer um bom custo-benefício é algo que de tornou cada vez mais complexo. Combinando a melhor qualidade com o melhor custo-benefício, oferecemos aos consumidores a melhor compra para suas necessidades.

Os Cinco Princípios: Responsabilidade
Como indivíduos, exigimos responsabilidade total de nós mesmos. Como Associados, apoiamos as responsabilidades dos outros.

NOSSO PAPEL
Como criamos nossa Cultura

Escolhemos ser diferentes daquelas organizações onde muitos níveis de gestão diluem a responsabilidade pessoal. Todos os Associados devem assumir a responsabilidade direta pelos resultados, tomar iniciativas e ter discernimento para tomar decisões conforme necessário. Recrutamos pessoas éticas, com as características adequadas para o trabalho, e confiamos nelas, por isso pedimos que os Associados sejam responsáveis por manter esses padrões elevados.

NOSSA CONFIANÇA
A Importância de nossos Associados

Nossa companhia é complexa, com marcas, negócios e operações no mundo todo. Como podemos prosperar se todas as decisões fossem tomadas de forma centralizada? Por esse motivo, damos a todos os Associados a liberdade de assumir a responsabilidade de entregar resultados superiores e cumprir as tarefas atribuídas a eles. Em contrapartida, os Associados recebem respeito e apoio e são devidamente recompensados de acordo com o seu desempenho. Celebramos o sucesso e reconhecemos os muitos Associados que se dedicam ainda mais que o esperado. Também os incentivamos a desenvolverem suas habilidades ao máximo para desempenharem tarefas mais exigentes.

NOSSA EXPECTATIVA
Trabalho em equipe e Responsabilidades das Unidades

Assim como nós Associados devemos estar prontos para compartilharmos certas tarefas, trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos comuns, as unidades também devem trabalhar umas com as outras para alcançar objetivos corporativos mais amplos. Embora cada uma seja totalmente responsável por alcançar sua própria missão, as unidades e divisões são interdependentes e devem estar prontas para ajudar as outras. Como confiamos uns nos outros, devemos comunicar ativamente nossos objetivos, planos, atividades e necessidades, e resolver as diferenças de forma equitativa.

NOSSO ESPÍRITO
Responsabilidades e Recompensas de nossos Associados

O princípio da Responsabilidade é aplicado em todos os níveis dentro da Mars, da obrigação dos Associados de manter os mais elevados padrões de honestidade e integridade até a responsabilidade ética do negócio com suas comunidades e o ambiente. Como valorizamos e reconhecemos a contribuição de cada um, tratamos todos os Associados de maneira justa e igualitária, evitamos privilégios que causem desarmonia e desaprovamos comportamentos desrespeitosos de qualquer tipo. Esta é origem da palavra "Associado" e do espírito igualitário da Mars, que é nossa política e prática, independente de idade, gênero, raça ou crença religiosa. Por isso, precisamos ter coragem de chamar a atenção de Associados que não se comportem de acordo com os nossos valores. Acreditamos que se nossas palavras e ações forem consistentes com os nossos princípios, alcançaremos os resultados que buscamos.

Os Cinco Princípios: Mutualidade
Um benefício mútuo é um benefício compartilhado, e os benefícios compartilhados duram mais.

NOSSOS RELACIONAMENTOS
Por que a Mutualidade beneficia a todos

Acreditamos que o padrão pelo qual nossos relacionamentos comerciais devem ser medidos é o grau em que os benefícios mútuos são criados. Esses benefícios podem tomar diferentes formas e não precisam ser de natureza estritamente financeira. Da mesma forma, embora tenhamos que tentar alcançar termos mais competitivos, as ações da Mars nunca devem ocorrer às custas de outros, sejam de ordem econômica ou não. Nosso princípio da Mutualidade sempre foi um guia confiável para estabelecer empreendimentos bem-sucedidos em novas regiões e culturas. Ele nos ajuda a agir como bons cidadãos corporativos, reduzindo nosso impacto sobre o meio ambiente e usando os recursos naturais de nosso planeta com sabedoria e eficiência.

NOSSO OBJETIVO COMUM
Mutualidade dos Benefícios

Dependemos completamente da força dos nossos relacionamentos — com nossos consumidores, Associados, fornecedores, distribuidores e as comunidades onde vivemos e trabalhamos. Acreditamos que só alcançaremos os melhores resultados se formos altruístas nesses relacionamentos, oferecendo um retorno justo.

NOSSA PROMESSA
Princípio da Mutualidade: para nossos consumidores

Nossa fé na qualidade e no valor é absoluta. Independentemente das pressões dos negócios, nossas ações e decisões devem refletir a verdade básica que diz que, se oferecermos qualidade e valor, conseguiremos o apoio e o sucesso. Os ganhos que ignoram esse fato não duram.

NOSSA RECOMPENSA
Princípio da Mutualidade: para nossos Associados, unidades e acionistas

O princípio da Mutualidade é aplicado igualmente a todas as partes do nosso negócio. Valorizamos os Associados como pessoas por seu talento e habilidade, e eles são recompensados de maneira justa pelos resultados que alcançam. Como reconhecemos que cada pessoa tem necessidades diferentes, dependendo da etapa da vida, aceitamos que os Associados podem escolher os estilos de trabalho ou as opções de carreira que melhor representem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para eles. As unidades buscam objetivos para o bem de toda a Mars, e em troca recebem apoio e recursos. Em reconhecimento ao compromisso contínuo conosco, os acionistas recebem um retorno justo sobre o investimento.

NOSSO COMPROMISSO
Princípio da Mutualidade: para nossos fornecedores e nossas comunidades

Nas negociações com nossos fornecedores e distribuidores, devemos evitar termos que sejam prejudiciais a seus negócios, além de exigir os melhores materiais e serviços. A Mutualidade gera a obrigação de respeitar o ambiente e desenvolver os métodos mais sustentáveis para alcançar nossos objetivos. A ideia é oferecer benefícios justos para as comunidades locais e nacionais, aumentem sua prosperidade e qualidade de vida, firmando uma parceria boa para todas as partes.

NOSSOS PADRÕES
Responsabilidade Corporativa

Nosso compromisso constante com a Mutualidade sempre nos proporcionou os mais altos padrões de responsabilidade corporativa. Ela sustenta a ética da nossa governança corporativa e nos ajuda a fazer negócios justos em todos os lugares em que operamos. Nosso princípio da Mutualidade é a essência do vínculo de confiança, respeito e honestidade que compartilhamos com nossos Associados e nossos consumidores.

Os Cinco Princípios: Eficiência
Usamos os recursos ao máximo, sem desperdícios, e fazemos apenas o que sabemos fazer de melhor.

NOSSOS RELACIONAMENTOS
Eficiência na Prática

Como é possível manter nossos princípios e, ao mesmo tempo, oferecer melhor custo-benefício e compartilhar nosso sucesso? Nossa força está na nossa eficiência e na capacidade de organizar todos os nossos recursos — físicos, financeiros e humanos — para maximizar a produtividade. Isso só faz sentido se beneficiar nosso negócio da mesma forma que beneficia o mundo. Dessa forma, nossos produtos e serviços são feitos com a mais alta qualidade, pelo menor custo possível, com o menor consumo de recursos. Assim procuramos gerenciar todas as nossas operações de negócios com os processos mais eficientes para a tomada de decisões.

NOSSA ABORDAGEM
Retorno sobre o Total de Ativos

A Mars tem uma filosofia empresarial diferente de outras organizações, e este é um dos motivos fundamentais do nosso sucesso. Nossa abordagem destaca o Retorno sobre o Total de Ativos não apenas como medida financeira principal, mas também como impulsionador do crescimento. Com a redução de nossos ativos, oferecemos um excelente custo-benefício aos clientes, apresentando retornos saudáveis, com níveis mais baixos de lucro do que os nossos concorrentes. Isso libera ainda mais dinheiro para impulsionar o crescimento.

NOSSAS INSTALAÇÕES
Alta Produtividade e Baixo Custo

Em nossas unidades, sempre nos esforçamos para aumentar a produtividade e reduzir os custos. Nossos escritórios são espaços abertos, onde a comunicação é direta e a experiência e o conhecimento de nossos Associados podem ser compartilhados rapidamente. Nossas fábricas são organizadas, limpas e projetadas para a simplicidade. Estamos sempre inovando – buscando novos processos, tecnologias e formas de trabalhar para melhorar a nossa eficiência, reduzir o desperdício, minimizar o impacto ambiental e usar nossa aprendizagem global da melhor forma possível.

NOSSA EXPERIÊNCIA
Novas Oportunidades

A operação de qualquer empresa é complexa, e precisamos de muita experiência e conhecimento para que a nossa seja bem administrada. Por conta disso, pensamos cuidadosamente antes de nos envolver em atividades que não temos muita experiência. Quando lançamos novos negócios, nossa política de ROTA ajuda a torná-los eficientes e rentáveis o mais rápido possível.

NOSSA VISÃO
O Papel da Eficiência

A Eficiência é algo que todos compartilhamos. Ela exige uma comunicação constante e aberta, e define a forma como trabalhamos, como indivíduos e como organização. Negócios enxutos, equipes pequenas e grandes trabalhos executados por Associados altamente qualificados, são todos sinais do princípio da Eficiência no trabalho.

Os Cinco Princípios: Liberdade
Precisamos de liberdade para formar nosso futuro, precisamos de lucros para manter essa liberdade.

NOSSA ESTRUTURA
Por que nossa Liberdade importa

A Mars é uma das maiores organizações de propriedade privada do mundo, e essa é uma escolha deliberada. Muitas outras empresas começaram como a Mars, mas à medida que cresceram e passaram a precisar de novas fontes de fundos, venderam ações ou contraíram dívidas para abastecer seus negócios. Para crescer mais, trocaram uma parte de sua liberdade. Acreditamos que o crescimento e a prosperidade podem ser alcançados de outra forma.

NOSSA ESTRATÉGIA
O Papel do Lucro

A liberdade da Mars depende da geração de lucro. Como a Mars é rentável e gera dinheiro, não precisamos pedir empréstimos, o que comprometeria o controle sobre nossos negócios. Mantendo essa liberdade, nosso bem-estar sempre pode vir antes de qualquer outra prioridade financeira. Com essas qualidades, somos capazes de construir os nossos negócios e continuar fazendo a diferença por meio de nosso trabalho. O compromisso de cada Associado com a Mars deve ser o mesmo compromisso que temos com a família: ver nossos princípios trabalharem para o benefício de todos dentro e fora do nosso negócio. Por isso, uma parcela substancial dos nossos lucros operacionais é reinvestida a cada ano. Com esse lucro, temos dinheiro para construir e atualizar as fábricas, entrar em novos mercados, investir em P&D, inovar e implementar novas formas de fazer as coisas, adquirir novos negócios e criar alianças estratégicas, tudo para manter nossa posição competitiva.

NOSSO PLANO
Crescimento Futuro

Se a Mars continuar gerando lucros suficientes, continuará livre para operar o negócio da forma que considera melhor. Conforme a Mars cresce, pensamos com muito cuidado nas decisões sobre a nossa diversificação, entrando apenas em negócios e mercados que podem nos oferecer excelência.

NOSSA ESTRUTURA OPERACIONAL
Propriedade Privada

A propriedade privada permite que a Mars permaneça livre. A natureza dessa liberdade exige que ela seja usada de forma responsável tanto pelos Associados quanto pelas unidades. Nossa forma de fazer negócio nos permite continuarmos livre como empresa. Assim, nossos Associados também têm liberdade para inovar, agir e crescer no caminho para alcançar nossos objetivos comuns. Isso cria o tipo de ambiente em que todos gostamos de trabalhar. Com propriedade privada, unanimidade de propósito e elevados padrões éticos, podemos avançar rapidamente na exploração de novas áreas, ter atitudes ousadas perante a concorrência e assumir riscos justificados. Acima de tudo, a nossa propriedade privada nos dá a liberdade de assumir uma perspectiva a longo prazo sobre a realização de investimentos e negócios, e também sobre o bem-estar dos nossos Associados. Essa ideia sempre foi a alma da Mars e continua sendo a força que nos guia rumo ao futuro.