Voluntariado corporativo é opção para empresas que buscam desenvolver propósito e fazer a diferença na sociedade
Mars, por exemplo, desenvolve programas de voluntariado que unem ação social e promovem experiências positivas com a interação entre humanos e animais

Você já deve saber o quanto voluntariado é benéfico à sociedade e como traz benefícios em diversos setores. No ambiente corporativo, isso não é diferente: a prática vem crescendo ano após ano e alguns números ajudam a reforçar o impacto positivo destas iniciativas não só para o público-alvo das ações, mas também para aqueles que doam recursos ou tempo aos que mais precisam. Um estudo encomendado pelo Bank of America, em 2017, identificou que colaboradores que participam de programas de voluntariado são 16% mais engajados com a companhia que os demais.

Mesmo do ponto de vista de recrutamento de talentos, a agenda de voluntariado tem provado sua relevância. Um outro estudo, da Millenial Employment Engagement, revelou que 88% dos profissionais da Geração Y (nascidos na década de 80) acreditam que o trabalho é mais satisfatório quando gera impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente. Já uma pesquisa realizada pela Deloitte, apontou que 82% dos gestores estão inclinados a escolher candidatos com experiência em voluntariado, 90% acreditam que o voluntariado melhora o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e 70% veem impacto direto para o andamento dos objetivos estratégicos da empresa.

Com números como esses, não é estranho ver o crescente engajamento das empresas com doações nas mais diversas comunidades pelo mundo. Algumas, como a Mars, vão um pouco além disso. Para além das tradicionais doações de itens para instituições, o Programa de Voluntariado da Mars (Mars Volunteer Program, em inglês) dedica também a doação de horas de seus colaboradores, que são convidados a participar de ações comunitárias, como mutirões em ONGs de cães e gatos e visitas em asilos de idosos, durante períodos em que estariam a serviço da empresa. Só em 2019, foram mais de 800 horas dedicadas a estas atividades no Brasil. Horas estas que, por vezes, contam com uma presença bastante especial.

Os animais são parte importante do que a Mars promove enquanto ações de voluntariado. Em 2017, por exemplo, cerca de 50 colaboradores da empresa realizaram uma ação voluntária com os alunos da APAE Campinas. Mais de 100 alunos estiveram com os voluntários, que realizaram atividades de roda de leitura com a presença de cães terapeutas, que atuam como facilitadores da atividade, proporcionando às crianças os inúmeros benefícios do convívio com um animal de estimação. Outra ação neste campo foi realizada em 2018 pela Mars, quando 115 colaboradores tiveram a oportunidade de revitalizar a Praça Rosa Romantini, em Descalvado/SP, tornando-a também o primeiro espaço pet friendly do município. Já em 2019, cães terapeutas fizeram parte de uma das ações promovidas pela empresa no Instituto ICA, de Mogi Mirim/SP, onde a temática sobre guarda responsável foi abordada pelos Voluntários da Mars através de atividades lúdicas com as crianças da instituição.

Apoio aos idosos durante isolamento social

As ações não param por aí. Em 2020, a Mars está realizando, em parceria com a Casa Santa Aliança, de Descalvado/SP, o projeto “Escutatória de Idosos”. A iniciativa consiste em os colaboradores voluntários da Mars disponibilizarem o tempo do expediente de trabalho para um bate-papo online com os idosos acolhidos pela instituição. Cerca de 50 voluntários já se envolveram na ação e o número cresce a cada dia. O projeto é promovido em linha com o plano do MVP 2020, que tem sido globalmente direcionado para iniciativas inovadoras que respeitam o cenário de isolamento exigido para combate à COVID-19.

“O desejo da Mars é fazer a diferença e contribuir com as comunidades onde operamos. Buscando ajudar pessoas e animais que estão sendo diretamente impactados pela pandemia, já realizamos um número considerável de doações no Brasil, mas acreditamos que, além de alimentos e valores monetários, podemos fazer mais, pois os benefícios que o voluntariado corporativo traz à sociedade e também à empresa são diversos e efetivos. Esta última ação que estamos desenvolvendo em parceria com a Casa Santa Aliança, por exemplo, tem trazido inclusive melhorias no quadro clínico dos idosos participantes. Com ações como esta, temos muito orgulho de oferecer nossa contribuição neste momento tão desafiador que o mundo enfrenta”, reforça Carolina Padovani, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Brasil para a divisão Royal Canin.

A torcida é para que as iniciativas corporativas cresçam sempre neste sentido, afinal é indiscutível que elas promovem uma grande troca entre empresas, pessoas e, por que não, animais de estimação. Sem dúvidas, a construção de um futuro melhor para todos parte de iniciativas como essas.

 

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Asset Download Press Release