Por que cuidar da alimentação de gatos castrados?

Quem convive com gatos já sabe, eles são animais exigentes e necessitam de uma série de cuidados especiais. Principalmente depois de castrados os tutores devem ficar atentos a alguns fatores, como por exemplo a alimentação. Mas por que castrar os gatos? A castração é um procedimento simples, que além de trazer benefícios para a saúde dos felinos como redução das doenças relacionadas ao trato reprodutivo, também ajuda no controle da natalidade, reduzindo o número de animais abandonados.

De acordo com a médica veterinária especialista em felinos Lina Sanz, parceira da Mars Petcare no Brasil, a castração é recomendada antes dos 4 meses de vida, tanto para gatos machos quanto fêmeas. “Quanto mais cedo é realizado o procedimento, melhor é a recuperação do gato e menores as chances de complicação na cirurgia. Já quando realizada tardiamente, os gatos ficam suscetíveis à obesidade hipertrófica, frequente em animais adultos, e necessitam que os tutores olhem com mais cuidado para a alimentação”, explica Lina.

Isso porque, segundo a veterinária, depois de castrados os gatos deixam de produzir hormônios sexuais e consequentemente o metabolismo desacelera, tornando o animal mais lento e em muitos casos, mais sedentário. É importante que o tutor não deixe de estimular o animal a praticar exercícios para evitar o ganho de peso e mais importante ainda é oferecer a alimentação adequada para gatos castrados.

“Com um aprimoramento ambiental correto, aliado ao uso de comedouros antivoracidade e alimentação adequada, no equilíbrio energético e nutritivo que um gato castrado precisa, controla-se a tendência à obesidade” conta a veterinária. De acordo com Lina, o tutor também pode estimular o comportamento predatório dos gatos, fornecendo brinquedos interativos que imitam presas, como por exemplo, ratinhos e penas.

“Nos últimos tempos nos vimos sem poder sair de casa e receber os amigos, o que ocasionou dias de tédio, em que muitas pessoas passaram a maior parte do tempo comendo ou dormindo. O mesmo vale para os gatos. Sem um enriquecimento ambiental adequado ou estímulos a brincadeiras, muito provavelmente eles também vão ficar entediados, dormindo o dia todo e, consequentemente vão ganhar peso”, explica Lina.

Foi pensando nisso que WHISKAS®, marca da Mars Petcare, trouxe para o Brasil mais um sabor de alimento seco para gatos castrados, para ajudar mais tutores a cuidarem da saúde de seus gatos. Cerca de 60% da população de felinos no país é castrada e a alimentação adequada nesses casos é essencial. “Gatos já são animais exigentes e gatos castrados ainda mais, eles precisam de cuidados especiais e um alimento menos calórico. Queremos auxiliar os tutores nesses cuidados, oferecendo o que sabemos de melhor, nutrição. Assim sobra tempo para ele se preocupar em exercitar a curiosidade dos gatos, cuidando para que ele sempre esteja saudável e ativo”, conta Eduardo Lima, Diretor do Portfólio de Gatos da Mars Petcare.

O novo sabor Peixe chega para completar a linha de castrados que já possui o sabor Carne, tendo como principais benefícios o auxílio na manutenção do peso do animal e anti-bola de pelo.

 

Sobre a Mars, Incorporated

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 115 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Asset Download Press Release