Pesquisa comprova que a interação humano-animal diminui o estresse pós-traumático

O transtorno do estresse pós-traumático é um distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência da pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ela revive o episódio como se ele estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Nos Estados Unidos há mais de 21 milhões de veteranos militares, os quais, em sua maioria, apresentam dificuldades de reintegração na sociedade, sendo que cerca de 20% deles sofrem de estresse pós-traumático. Um dado ainda mais alarmante é a estimativa de que 20 veteranos militares morrem de suicídio a cada dia, resultando em cerca de 6.000 mortes por suicídio a cada ano.

Os resultados de uma nova pesquisa – conduzida nos Estados Unidos com veteranos militares, homens e mulheres na faixa etária entre 22 e 69 anos – foram publicados em março de 2020 e aprofundaram o entendimento do papel positivo que os pets exercem na saúde dos seres humanos. Ela foi fruto da parceria entre o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™ - parte da Mars Petcare -, o Canines Providing Assistance to Wounded Warriors®, a Florida Atlantic University’s Christine E. Lynn College of Nursing, o FAU’s Institute for Human Health and Disease Intervention, a University of Colorado, a University of Maryland’s School of Nursing e a SUNY Fredonia.

O estudo teve a intenção de traçar uma comparação dos níveis de indicadores de estresse psicológico e fisiológico dos veteranos militares ao passearem com cães e ao passearem com humanos. Os principais indicadores foram a medição do hormônio cortisol e a análise da frequência cardíaca, que variou bastante no passeio com cães. A variabilidade da frequência cardíaca foi medida antes, durante e por 30 minutos após a caminhada.

As evidências demonstraram que caminhar com um cão pode beneficiar até pessoas com sinais mais intensos de estresse pós-traumático, já que a gravidade dos sintomas tende a diminuir após o exercício na companhia do pet. Participaram do estudo 72 cães de abrigos e sua realização também trouxe à tona como os cães que estão aguardando por um lar necessitam de interações com os humanos, já que acumulam estresse de forma semelhante aos seres humanos e têm a necessidade de realizar atividades físicas. 

Segundo o Vice Presidente do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, Kay O’Donnell, “a Mars Petcare acredita na responsabilidade de aprofundar os estudos científicos que ajudam a compreender que a interação humano-animal é benéfica para nós, inclusive em casos em que a pessoa sofra com o estresse pós-traumático”. 

Sobre WALTHAM™ 

WALTHAM™ é o centro científico fundamental da Mars Petcare e se concentra na nutrição e no bem-estar de cães, gatos, cavalos e peixes e em seus benefícios para os seres humanos. Desde seu primeiro artigo científico, há mais de 50 anos, a WALTHAM™ compartilhou sua experiência através de 1.700 publicações, incluindo mais de 600 artigos de periódicos revisados ​​por pares. Além disso, os pesquisadores da WALTHAM™ colaboram com alguns dos mais renomados cientistas veterinários e nutricionais do mundo. Em colaboração com os principais institutos de pesquisa do mundo, fornece a ciência e a experiência subjacentes às principais marcas da Mars Petcare.

Sobre a Mars, Incorporated

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Asset Download Press Release