No Dia Mundial dos Animais de Rua, Brasil tem milhões de pets abandonados nas ruas e abrigos
Diante do cenário, o programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom traz iniciativas para auxiliar cães de rua, e desde 2008 já proporcionou novos lares a mais de 78 mil pets em todo o país
Dia mundial dos animais

Com o intuito de mudar este cenário e conscientizar sobre a importância da data do Dia Mundial dos Animais de Rua (04/04), a PEDIGREE® chama a atenção para esta causa por meio de apoio a abrigos, ativações nas redes sociais e eventos de adoção, reforçando seu compromisso em prol do combate ao abandono animal e promoção da adoção responsável. Há mais de 14 anos, a marca atua por meio do programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom, realizado em parceria com a AMPARA Animal, e, só em 2021, registrou crescimento de 13% nas adoções em todo o país. 

“O abandono animal sempre foi uma questão alarmante, mas, durante a pandemia, após um aumento de adoções em um primeiro momento, vimos que o problema voltou a crescer muito. Tivemos um aumento em torno de 60%. Por isso é tão importante que nossos parceiros promovam adoções responsáveis, em que se verifique o comprometimento do adotante em receber o pet em sua família e cuidá-lo durante toda sua vida”, explica Roberto Valdrighi, gerente sênior de Marketing da Mars Petcare. 

No ano passado, o programa PEDIGREE® Adotar É Tudo de Bom consolidou 2.627 adoções, contra 2.318 realizadas no primeiro ano da pandemia. As novas tutelas somam-se ao registro de mais de 78 mil pets que ganharam um novo lar desde o início do projeto que tem a missão de provocar a sensibilização, a conscientização e a mobilização da população para o abandono de cães e gatos. “Os números são uma conquista importante visto que, durante grande parte do ano, por restrições em combate à Covid-19, os eventos de adoção não eram permitidos e muitas adoções ocorreram apenas no ambiente virtual, pelas redes sociais e ferramentas de mensagem”, afirma Juliana Camargo, Presidente Fundadora da AMPARA Animal. 

Como parte da estratégia de atrair mais vozes para a causa, o programa conta com a apresentadora e humorista Tatá Werneck como embaixadora, uma vez que ela já adotou cães e fala constantemente sobre a importância dos cuidados animais. “Adotar é compartilhar amor. É viver o amor incondicional. É sobre o amor recíproco e sem qualquer distinção ou julgamento. E certamente o amor que dedico nem se compara ao amor que recebo. Esse projeto me emociona. Espero que possa sensibilizar as pessoas também”, comenta Tatá. 

Além das adoções, a PEDIGREE®, pertencente à Mars, companhia líder em alimentação e bem-estar animal no país, promove outras ações de apoio à causa, como doações de ração e atendimento veterinário à abrigos, ONGs e protetores independentes. Ao longo do último ano, o programa apoiou mais de 17 mil animais com 150 toneladas de alimentos. 

“A maior parte dos cães abandonados são sem raça definida - os populares vira-latas -, e os cães idosos e de grande porte são os que mais demoram a conseguir um lar. Transformar os estereótipos que envolvem esses animais também é algo que precisa ser trabalhado. Sabemos que o desafio é grande, por isso precisamos do envolvimento de toda a sociedade e criar um verdadeiro movimento em volta dessa problemática”, relata Marcela Cerda, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars – empresa detentora da marca PEDIGREE®. 

Todas as ações da Mars fazem parte de um programa global da companhia que engloba três compromissos: incentivar a castração de animais, garantir que os abrigos sejam uma solução temporária e fazer com que cidades e estabelecimentos se tornem cada vez mais pet friendly – esse último atendido pelo programa Better Cities for Pets, também em atividade no país. 

“O compromisso da Mars em acabar com o abandono vai além da promoção da adoção responsável. O trabalho feito por pelo PEDIGREE® Adotar é tudo de bom nos enche de orgulho e estamos nos preparando para dar novos passos nessa jornada. Por exemplo: aumentando a conscientização sobre a importância da castração, a criação de espaços pet friendly e aumentar as comunicações e discussões sobre o tema”, complementa Marcela. 

Neste ano, a marca continuará apostando em iniciativas sobre a importância da relação humano-animal, além de fortalecer seu compromisso, trazendo soluções para o dia a dia e enfatizando temas como adoção responsável e conscientização de temas como o Dia Mundial dos Animais de Rua. 


Sobre a Mars 
Por mais de um século, a Mars tem sido impulsionada pela crença de que o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Essa ideia está no centro de quem sempre fomos como uma empresa familiar global. Hoje, a Mars está se transformando, inovando e evoluindo de maneiras que afirmam nosso compromisso de causar um impacto positivo no mundo ao nosso redor. Detentora de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES®, STARBURST®, ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, OPTIMUM™, a Mars tem faturamento acima de US
40 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Wrigley (chocolates, balas, gomas e snacks), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 133 mil colaboradores, em mais de 80 países, são guiados pelos Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje. 

Informações para imprensa sobre a Mars 

JeffreyGroup | [email protected]