Muito além do trabalho híbrido: Mars implementa modelo focado em conexões e dedicado ao bem-estar dos funcionários
O propósito do programa Future of Work é atender as necessidades atuais de seus associados maximizando a eficiência de tempo e produção, possibilitando uma forma de trabalho mais agregadora

A Mars, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com mais de 100 anos de história e proprietária de marcas como PEDIGREE®, WHISKAS®, ROYAL CANIN®, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, criou um conceito designado por «Future of Work», para redefinir e adaptar a sua forma de trabalhar, a qual assenta em quatro eixos: o modelo híbrido, a nova conexão com o escritório, as viagens e as       reuniões       com        propósito.        Este        conceito,        além        de apresentar a renovação total dos seus espaços de trabalho de forma a adaptar as n ovas necessidades, resultam também da combinação do teletrabalho com o trabalho no escritório, que exigiu a construção de uma nova abordagem.

“Os hábitos criados durante a pandemia fizeram as exigências dos trabalhadores mudar e, após ouvir os nossos associados, a Mars optou por uma estratégia flexível e híbrida maximizando a eficiência e capacidade. O novo modelo «Future of Work» permitirá desenvolver a atividade profissional de uma forma mais conciliadora, que se adapta às necessidades dos colaboradores, cumprindo os nossos 5 Princípios da companha - Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade. Reconhecemos as facilidades e os ganhos do home office, mas precisamos levar em consideração que há conexões e interações nas quais o trabalho virtual não substitui o contato presencial, por isso optamos por este modelo, incentivando a ida aos escritórios nestas ocasiões”, afirma Simone Karpinskas, diretora de RH da Mars Brasil.

O projeto atende desde a ida híbrida ao escritório, que estará focada em promover a colaboração e potencializar as relações entre os colaboradores, até as viagens, que passam a ser realizadas «com propósito e não para marcar presença física». Além disso, está conectada também ao propósito vinculado a sustentabilidade da companhia, visto que as viagens serão reduzidas pelo menos a metade ao nível global e assim melhoraram qualidade e o bem-estar do associado e do planeta. Por último, as reuniões também foram reavaliadas neste novo modelo, já que a ideia é permitir alcançar um equilíbrio entre o presencial e o online, e passarão a ser realizadas de acordo com as finalidades de cada reunião por meio de novas formas de colaboração.

Simone Karpinskas ainda comenta que esta nova realidade será vantajosa para todos os associados, desde os técnicos aos times de liderança. “A pandemia mudou nosso estilo de trabalhar. Buscamos com o Future of Work adaptações no nosso formato de trabalho que nos permita que o trabalho seja de forma prazerosa no escritório ou em casa. Seguimos a nossa política pet friendly, pioneira e existente há dez anos, permitindo ao funcionário levar animais de estimação (cachorro ou gato) ao escritório. Algo tão importante neste momento quando houve um número ainda maior de adoções durante a pandemia e que permite um ambiente de trabalho mais leve além do aumento da interação entre os profissionais”, conta Simone.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, OPTIMUM™, PEDIGREE®, RÁRIS®, ROYAL CANIN®, SKITTLES®, SNICKERS®, TWIX®, UNCLE BEN’S® e WHISKAS®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Informações para imprensa (Mars)JeffreyGroup | [email protected]