Maternidade e Carreira em harmonia: Mars promove ambiente e crescimento de suas colaboradoras que são mães com foco único na capacidade profissional 
Eleita em 2019 o 3º melhor lugar para trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work®, Mars oferece benefícios diferenciados e condições para que as mulheres conciliem uma rotina saudável com trabalho e filhos

Maternidade e Carreira

Os desafios que o mundo corporativo apresenta para as mulheres são um tema largamente debatido. Remuneração diferenciada, cargos culturalmente masculinizados e estereótipos sociais são apenas alguns dos pontos que ainda exercem influência sobre as projeções de carreira de muitas mulheres no Brasil e no mundo. Realidade ainda mais sensível quando consideramos o fator maternidade na equação. Neste cenário, o Dia das Mães chega como um convite à reflexão sobre ações de apoio às profissionais que são mães. E uma boa forma de pensarmos sobre isso é observando exemplos de quem já atua com esse foco.  

A Mars, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, detentora de marcas consagradas como M&M’S®, SNICKERS®, TWIX®, SKITTLES®, ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA™, OPTIMUM™, RÁRIS®, entre outras, é uma das companhias que se destacam em sua relação com colaboradoras que experienciam a maternidade. De forma objetiva, podemos citar benefícios diretos como a licença maternidade de 6 meses (2 meses além do exigido por lei) - com mais 6 meses não-remunerados opcionais -, a flexibilidade de horário e, para colaboradoras que necessitem viajar a trabalho durante o período de amamentação, a companhia oferece passagens e hospedagem para um(a) acompanhante, que poderá auxiliá-la durante todo o período fora de casa. 

“Na Mars prezamos muito pelo reconhecimento da capacidade de nossos colaboradores, independentemente de quaisquer outros fatores. Trabalhamos de forma intencional no sentido de promover as melhores condições possíveis para que todos e todas explorem seu potencial máximo. No caso das colaboradoras que são mães, estamos conscientes de todos os desafios que acompanham o momento e estamos sempre em busca de oferecer tudo o que está ao nosso alcance para tornar esta jornada o mais conciliável possível”, comenta Carolina Menezes, Diretora de Recursos Humanos da Mars Wrigley Brasil. 

E quando falamos que a Mars está ao lado das colaboradas que são mães durante todo este processo, não é uma força de expressão. Mesmo o período da gravidez, visto com ressalva em muitos lugares, na multinacional não é sinônimo de estagnação da carreira. 

“Em 2017 recebi da minha liderança a oferta para me tornar Diretora da Área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mars Wrigley Brasil, contudo, no momento da proposta eu estava grávida e precisava compartilhar esta informação, pois a empresa provavelmente esperava alguém que estivesse disponível de imediato. Ao saber, ele reforçou a proposta da promoção e a companhia aguardou minha licença maternidade para que eu assumisse o posto”, conta Vivian Irizarry, atualmente Diretora de R&D e Qualidade na Mars Wrigley Brasil. 

A história da Vivian não é a única do tipo na companhia.  

Gabriela Mendonça

 “Um dos momentos mais marcantes da minha trajetória na Mars foi o dia em que, ao chegar na portaria da empresa, grávida de 7 meses do meu primeiro filho, recebi a ligação de minha obstetra informado que o Mateus nasceria no dia seguinte. Ao entrar na Mars, fui completamente acolhida pelo meu gestor, meu time, minha área e RH, que me suportaram, me mantiveram calma e não deixaram eu nem por um momento me preocupar com o futuro. Durante todo o processo necessário com Plano de Saúde, Licença Maternidade e handover, assumiram o papel de família e tornaram todo o processo mais fácil e leve", pontua Gabriela Mendonça, Gerente de Implementação de Mercado na Mars Petcare. 

 

 

 

 

 "Dois meses após o início da minha nova jornada no meu cargo atual, descobri que estava grávida do meu terceiro filho. Não só tive meu contrato mantido e assegurado - muitas empresas no lugar da Mars já teriam me desligado -, como também fui surpreendida de outras formas. Nunca me esquecerei a felicidade com a qual a notícia foi recebida pela minha gestora e como me senti acolhida e amada. A chegada da minha filha foi celebrada como se fosse mais uma integrante da família Mars. Isso significou e ainda significa muito para mim", lembra Suzana Rocha, Coordenadora Técnica de Vendas em ROYAL CANIN®. 

 

 A política Mars de apoio à maternidade em muito se baseia no enfrentamento do senso comum de que rotinas de mãe e profissional não podem coexistir de forma saudável. “Acredito que a maioria das mulheres sonha em ter filhos e uma carreira bem-sucedida. E é engraçado observar como esses sonhos podem se tornar tão difíceis de realizar, e em algum ponto a mulher se vê obrigada a escolher entre ser uma ou outra. Mas sinto que aqui na Mars é diferente, porque trabalhamos em uma empresa que nos enxerga como seres humanos, que se preocupa com sua posição, vida pessoal, família e, principalmente, com seu bem-estar. Assim nós, que somos mães, temos a oportunidade de poder se dedicar, se realizar e ser feliz em todos os setores de nossas vidas. Temos gestores que entendem nossas realidades, horários flexíveis, licença-maternidade estendida e outros benefícios para nós e nossas famílias. Aqui sempre me senti totalmente apoiada nos meus dois principais papéis”, aponta Juliana Lima, Analista de Trade Marketing de ROYAL CANIN®. 

 

 “Iniciei minha trajetória na Mars quando minhas filhas tinham 7 anos e nem sempre foi simples conciliar o papel de mãe com o lado profissional, pois, no meu caso, exercia também o papel de pai e tive que me desdobrar para dar conta de tudo. Graças à Mars, essa trajetória foi muito mais leve, pois contava com horários flexíveis para poder participar dos compromissos com minhas filhas, com a compreensão e incentivo de meus gestores, e outros benefícios que só uma empresa que valoriza a mulher e a diversidade consegue oferecer. Foi com o apoio da Mars que consegui me profissionalizar e realizar o sonho do ensino superior. Foi também pela confiança da Mars que me tornei a primeira Operadora de Fábrica mulher da Royal Canin Brasil, abrindo o caminho para que outras pudessem chegar até aqui”, conta Arlete Ferreira da Silva, Operadora de Ensaque de ROYAL CANIN®. 

Com tantos exemplos, a mensagem que fica da Mars para o mercado neste Dia das Mães é a de que não é necessário que as mulheres façam uma escolha entre carreira e maternidade. Grandes companhias cada vez mais compreendem como este tipo de iniciativa se reflete de maneira positiva nos negócios. Cada vez mais, devem ser promovidas ações que buscam atender melhor as necessidades das profissionais que vivem a maternidade, fazendo deste um período apenas de boas recordações. 
 
Já para as mulheres, a dica é viver a experiência no momento em que acredita que deve, sem necessariamente vincular isto a um cenário ideal na carreira, colocando assim seu futuro condicionado às vontades da empresa para a qual trabalha. “Nunca há um momento perfeito, nem sempre as mulheres terão todas as respostas porque as experiências são diferentes umas das outras. Criar uma rede de apoio pode ser uma ideia, pois mesmo antes de ter filhos, há outras pessoas que partilham dos mesmos medos e das mesmas perguntas sobre equilibrar família e trabalho. Não é necessário descobrir tudo sozinha. É importante também procurar pela ajuda dos pais, afinal, eles enfrentam as mesmas lutas e são empáticos com os desafios”, finaliza Vivian. 

 

Sobre a Mars Incorporated 

A MARS Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha. 

Asset Download Press Release