Mars Petcare dá dicas para tutores de primeira viagem se preparem para as férias com os pets pós-pandemia
Em 2021, a empresa lançou o programa Better Cities for Pets; orientações ajudam as famílias a incluírem cães e gatos nos planos para o fim do ano

Em 2020 e 2021, cresceu o número de brasileiros que encontraram nos pets a companhia perfeita para os tempos de isolamento social. A pandemia da COVID-19 fez aumentar em 30% o número de animais domésticos nos lares brasileiros, segundo a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac). Mas com a reabertura das cidades e a preparação das famílias para as férias de fim de ano após a etapa mais crítica da pandemia, aumenta também a necessidade de preparar tutores para integrarem os cães e gatos nas dinâmicas das suas famílias nesse contexto, principalmente para quem vai fazer isso pela primeira vez. Sim, os nossos pets podem viajar e participar das festas de fim de ano com a gente! Mas é preciso planejamento e ter alguns cuidados.

Além de ser referência na qualidade de alimentos para cães e gatos e líder da categoria, a Mars atua fortemente na promoção do bem-estar animal na criação de um ecossistema inclusivo para pets. Em linha com o seu propósito de construir um Mundo Melhor para os Pets, vem atuando de forma intensa com o programa Better Cities for Pets (Melhores Cidades para os Animais), cujo o objetivo é ajudar a ressignificar o conceito de pet friendly, fazendo com que cada vez mais cidades e estabelecimentos entendam a importância de abrirem suas portas para os pets. A iniciativa ainda tem como missão combater o abandono animal que, infelizmente, tende a aumentar no período de férias.

Todo mundo pode fazer sua parte. E para garantir o bem-estar, saúde e segurança dos pets nessa época de fim de ano. "Viajar com um pet também exige planejamento e cuidados. Atenção à saúde, à alimentação e a possíveis mudanças de rotina farão com que eles, e toda a família, curtam apenas o melhor das férias", destaca Fernanda Duran, Médica Veterinária da Mars Petcare. Veja a seguiras recomendações da especialista

Antes de viajar, leve o seu pet para o veterinário

Além de garantir o atestado de saúde, necessário para viagens de avião, a consulta é importante para garantir que todas as vacinas estejam atualizadas (as antirrábicas são obrigatórias para cães e gatos, mas há vacinas múltiplas recomendadas) e que o pet esteja protegido contra ectoparasitas como pulgas e carrapatos, muito comuns no verão. O veterinário também pode indicar as medicações adequadas para enjoos e estresse, também recorrentes nas viagens e festas de fim de ano.

Vai pegar estrada? Prepare o seu bichinho para essas viagens

Muitos bichinhos amam andar de carro! Mas quando o percurso é um pouco mais longo do que está acostumado, é preciso ter cuidados específicos. Além do cinto de segurança para pets ou caixa de transporte, necessários para garantir a segurança, tenha em mãos as medicações prescritas pelo veterinário. Como é comum os enjoos, verifique antes com o profissional qual a dosagem e o tempo correto para o uso do medicamento antiemético receitado. No trajeto, também programe paradas para que ele possa fazer as suas necessidades fisiológicas e não esqueça de mantê-lo hidratado.

Vai de avião? Verifique com antecedência as regras de transporte da companhia aérea

As viagens de avião com os pets são sempre motivo de preocupação - principalmente para os tutores de primeira viagem. Então é preciso estar atento às regras da companhia e também as legislações do lugar de destino - nas viagens internacionais, principalmente. Atestado de saúde e carteira de vacinação atualizadas são obrigatórios, mas também não se esqueça do conforto deles. As caixas de transporte precisam ter espaço suficiente para que possam se movimentar - e isso vale tanto para os animais que tem porte para viajar com o tutor quanto os que vão viajar nos porões da aeronave. Também identifique o animal com todos os dados e telefone.

Verifique se o hotel ou o local onde você vai ficar aceita pets

No Brasil, já existem diversas opções de hotéis, pousadas e outras hospedagens preparadas para receber seu amigo animal. Um grande passo nessa jornada de fazer com que os locais sejam mais acolhedores para famílias que viajam com animais de estimação, a Mars Petcare se uniu ao ALL - Accor Live Limitless para ampliar a oferta pet friendly em mais de 300 hotéis da empresa em todo o Brasil a partir de uma nova política. Em celebração a essa conquista, até 31/01/22, os clientes têm até 20% de desconto + café de manhã nas hospedagens dos hotéis da rede.

Cuidados no destino escolhido

Chegou ao destino com o seu bichinho. Tudo certo! Mas e agora? Não deixe de fazer programas com seu pet no novo local. Além daquele passeio pelas ruas, no parque, em trilhas ou na orla, faça antes de viajar uma pesquisa de estabelecimentos que aceitam bichinhos. Um shopping, um restaurante, um café... Ele pode ser uma companhia incrível nessas horas também.

Fique atento a possíveis mudanças de temperatura e tome cuidado com o calor. Assim como nós, eles também precisam se hidratar adequadamente e podem queimar as patinhas se caminhar no asfalto muito quente. Alimentos úmidos, como os sachês, são práticos, completos e balanceados e ainda mantém seu pet bem hidratado.

Se precisar deixar o seu pet em hotelzinho, prepare ele para uma boa estadia

O primeiro passo é verificar se o espaço escolhido tem boas referências. Opte pelos já indicados por outros tutores que você conheça. Verifique as condições de higiene, se há espaços adequados ao porte do seu pet e cheque se há atendimento de emergência para caso ele necessite. Escolhido o lugar, visite antes com o seu cachorro e passe um tempo com ele, para que se adapte. No dia que for deixá-lo, leve brinquedos que ele mais gosta e ao menos uma peça de roupa sua para ele se sentir confortável. E não esqueça de levar a alimentação de que ele mais gosta e está acostumado.

Garantir o bem-estar, a saúde e a segurança dos pets faz parte da missão da Mars Petcare. E em 2021, a companhia vai apoiar novas inciativas no contexto do Dezembro Verde, campanha de conscientização contra o abandono dos animais e estímulo à guarda responsável dos bichos de estimação.

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade - trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Mais informações:
JeffreyGroup | [email protected]