Mars lança nova estratégia de sustentabilidade para o cacau
A Mars Wrigley Confectionery destaca os pequenos agricultores em uma estratégia ambiciosa

CHICAGO, IL (19 de setembro de 2018)- A Mars Wrigley, fabricante de chocolates há mais de 100 anos e um dos principais compradores mundiais de cacau, lançou hoje um novo plano de reestruturação da cadeia de abastecimento de cacau.

Chamado de Cocoa for Generations, o plano coloca os interesses do pequeno agricultor em foco, protege as crianças e florestas e cria um meio para que os plantadores de cacau e as comunidades de cultivo do cacau prosperem.  Com um investimento de US$ 1 bilhão em mais de 10 anos, o Cocoa for Generations é crucial no Plano de Sustentável em Uma Geração, anunciado pela Mars no ano passado.

"Estamos trabalhando há quase 40 anos para conseguir uma produção sustentável de cacau", afirma John Ament, Global Vice President – Cocoa, Mars Wrigley. "Avançamos muito, por exemplo, cerca de 180 mil agricultores já conseguiram a certificação de sustentabilidade, mas estamos insatisfeitos com o ritmo do nosso progresso e do setor cacaueiro em geral. Não temos todas as respostas, mas nosso primeiro passo é colocar o agricultor no centro das nossas ambições e ações. Planejamos inspirar outras pessoas e trabalhar juntos para garantir o Cocoa for Generations".

Apesar do progresso significativo, os agricultores não tiveram melhoria na renda ou nas condições de vida em um ritmo adequado.  As crianças continuam trabalhando em condições precárias, e o desmatamento causado pela agricultura ainda ocorre nas áreas florestais protegidas. A Mars acredita na necessidade de uma mudança drástica, em que as empresas, a sociedade civil e o governo precisam pensar e agir de forma diferente, além de adotar uma nova abordagem que crie um meio para que os agricultores de cacau e suas famílias e comunidades prosperem.

O Cocoa for Generations consiste em dois pilares :
Cacau Responsável Hoje
Com este primeiro pilar, a Mars tem como objetivo, até 2025, que 100% do cacau seja abastecido de forma responsável e rastreável no mundo inteiro, por meio do programa. Cacau Responsável significa ter sistemas preparados para tratar do desmatamento e do trabalho infantil e aumentar a renda dos agricultores.

Mais especificamente, a Mars espera que as fazendas de cacau dos participantes do nosso programa Cacau Responsável possam ser localizadas por GPS, para garantir que a produção não venha de áreas florestais protegidas. A Mars trabalhará com fornecedores e agências de certificação para aprimorar os programas de monitoramento e remediação do trabalho infantil (CLMRS) implementados na cadeia de abastecimento do Cacau Responsável e continuar melhorando a educação nas comunidades de cultivo do cacau, com foco no acesso e da qualidade das escolas.

Além disso, a Mars trabalhará com parceiros para rever o modelo do bônus que a empresa paga pelo cacau produzido com responsabilidade e, assim, garantir que os agricultores recebam uma parte maior. A Mars explorará e incentivará mais mudanças em todo o setor, além de fazer parcerias que aumentem a renda dos agricultores.

A nova abordagem da Mars quanto ao cacau vai além do nível atual dos padrões e das práticas de certificação. É uma grande mudança no compromisso inicial que a Mars fez em 2009. 

Enquanto essa nova abordagem é implementada, a Mars manterá os atuais níveis de cacau certificado com as organizações Rainforest Alliance e Fairtrade e trabalhará com as duas para ajudar a continuar aumentando a implementação e elevando o nível do setor cacaueiro. A Mars reconhece os esforços das organizações de certificação em organizar os agricultores em grupos e cooperativas, oferecendo treinamento e implementando sistemas de gestão em grupos certificados de agricultores. Além disso, nossa empresa se compromete a colaborar com essas organizações para melhorar os controles de auditoria, o monitoramento do trabalho infantil, a rastreabilidade e o bônus pago aos agricultores.  Com o aumento dos trabalhos mensuráveis, a Mars continuará fazendo a transição da produção de cacau para essas abordagens novas e mais sólidas.

A Fairtrade diz: "Aplaudimos a Mars por reconhecer a importância do papel do pequeno agricultor em todos os planos ambiciosos relativos à sustentabilidade do cacau. Sem o aumento da renda desses agricultores, a transformação no setor não é possível.  Precisamos de mais empresas que demonstrem uma liderança assim. Por isso, estamos animados com a perspectiva de continuar trabalhando com a Mars para aumentar nosso impacto, de forma que a empresa possa ganhar mais, mas com o agricultor em primeiro lugar."

A Rainforest Alliance diz: "Todos concordamos que é necessária uma mudança para os agricultores e suas famílias e as florestas", afirma Britta Wyss Bisang, Chief of Sustainable Supply Chains da Rainforest Alliance. "Nossos cumprimentos à Mars por aprofundar seu compromisso com os produtores de cacau e por reconhecer a necessidade de uma mudança drástica nas ações nos locais.  Estamos ansiosos para ampliar nossas relações com a Mars, pois isso se alinha bem à nossa nova estratégia de aumentar o foco na colaboração entre produtores, ONGs, empresas e governos."
                  
Cacau Sustentável Amanhã
Com este segundo pilar, a Mars espera mostrar que é possível uma mudança drástica na renda e nos meios de subsistência dos agricultores. Em parceria com um grupo global inicial de 75 mil famílias de cultivadores e fornecedores de cacau, a Mars planeja testar formas de aumentar a produtividade, a renda, a resiliência e a sustentabilidade geral por meio da diversificação de culturas e de rendas, dos programas de gênero, de modelos de poupança e empréstimos, e de planos de desenvolvimento agrícola.

Paralelamente, a Mars trabalhará com o setor, os governos e outros parceiros da sociedade civil para buscar soluções compartilhadas e resultados que sejam benéficos tanto para a empresa quanto para as famílias dos cultivadores de cacau. A Mars continuará colaborando com concorrentes e fornecedores para acelerar a aprendizagem compartilhada em fóruns do setor, incluindo a World Cocoa Foundation e sua plataforma, a CocoaAction, além da Iniciativa Internacional do Cacau.

NOTAS AOS EDITORES:
Saiba mais sobre o plano em https://www.mars.com/global/sustainable-in-a-generation/our-approach-to-sustainability/raw-materials/cocoa 
   
Sobre a Mars, Incorporated
A Mars é uma empresa familiar, com mais de um século de história, que cria produtos variados e oferece serviços para as pessoas e os pets que elas amam. Gerando mais de US$ 35 bilhões em vendas, essa multinacional produz algumas das marcas mais amadas do mundo: M&M’s®, SNICKERS®, TWIX®, MILKY WAY®, DOVE®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EXTRA®, ORBIT®, 5™, SKITTLES®, UNCLE BEN’S®, MARS DRINKS e COCOAVIA®. A Mars também presta serviços de saúde veterinária, como BANFIELD Pet Hospitals, Blue Pearl®, VCA® e Pet Partners™. Com sede em McLean, VA, a Mars está presente em mais de 80 países. Os Cinco Princípios da Mars – Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade – inspiram os mais de 100 mil associados da empresa a gerar valor para todos os nossos parceiros e fomentar o crescimento que nos enche de orgulho todos os dias.

Veja mais informações sobre a Mars em www.mars.com. Siga nossos perfis no Facebook, TwitterLinkedIn, Instagram YouTube.

Contato: 
Michelle O’Neill
[email protected]
[email protected]