Mars identifica tendências de compra na área pet em canais digitais e fortalece jornada do consumidor no omnichannel
Com o intuito de promover novas experiências de compra, a companhia líder no segmento de alimentação, nutrição e bem-estar animal desenhou estratégia diversificada para atender todos os públicos

Como o segundo maior país em vendas de produtos pet, o Brasil tem diversificado os meios de compra para os pais de pet com foco em alcançar todos os pontos de vendas necessários. A Mars, líder global em produtos alimentícios e detentora das marcas como PEDIGREE®, WHISKAS®, CESAR®, SHEBA® e DREAMIES™, trouxe algumas soluções pensando em facilitar a jornada de compra do consumidor com o objetivo de trazer benefícios para os pais e mães de pet, que estão no centro dos negócios e da estratégia global da companhia.

“É evidente que os comportamentos do consumidor mudaram e nós rapidamente nos adaptamos a esses novos hábitos. Entendemos que há uma necessidade de estabelecer conexões de valor por meio das experiências e por isso entregamos facilidade de acesso, inovação e tecnologia em nossos processos e comunicações”, afirma Ricardo Marinho, head de e-commerce da Mars Petcare Brasil.

O projeto reflete a estratégia de transformação digital que a companhia já vem trabalhando no Brasil e para reforçar ainda mais a experiência omnichannel de seus clientes, a Mars atua em diferentes pontos de venda, trabalhando com canais diversificados e contando com parceiros especializados como Petlove, Petz e Cobasi, com lojas oficiais em treze marketplaces entre eles Mercado Livre e Magazine Luiza, além de entregas por aplicativos como iFood, Rappi e Cornershop.

O mercado pet já apresenta um crescimento de cerca de 13,5% no Brasil e o ramo de alimentação e produtos é um dos que mais cresce, assim como também aumentou a exigência dos pais de pets em compreender o que os filhos de quatro patas estão consumindo.

TENDÊNCIAS DO CANAL DIGITAL E A JORNADA DO CLIENTE

  • De multicanal para omnicanalidade

Com o intuito de transformar a jornada do cliente em experiências integradas entre físico e online, a Mars desenhou uma estratégia que permeia diferentes oportunidades de compra, seguindo o conceito de diversificação – o consumidor passa por vários canais antes de tomar a decisão de compra. “Mais uma vez, estamos investindo em plataformas e canais para atender os nossos clientes da melhor maneira e da forma como convém para cada um. O pai de pet é um consumidor em transição e é importante que ele tenha inúmeros pontos de contato com as nossas marcas. 60% dos brasileiros usam múltiplos canais durante a jornada de compra e essa é a nossa grande omnicanalidade”, explica Marinho.

  • Diversificação de canais online

Por meio da omnicanalidade, a companhia já vem executando serviços diversificados em que o cliente tem poder de escolher o canal que o melhor atende no âmbito das compras online, físico e de forma integrada. De acordo com os dados da IPCON Brasil, 53% das compras são realizadas por omnichannel e o marketplace segue oferecendo esta possibilidade de compra e alcançando novo nível de atendimento ao cliente.

“O canal online não é necessariamente um fim, ele é mais uma etapa para o consumidor analisar, estudar e entender sobre o produto. Serve como possibilidade de compra, de conteúdo e de informação também e por isso, que a gente tem que trazer todas as informações necessárias para que ele tome a decisão de compra – é aqui que estabelecemos nossa relação e conexão com o consumidor, que é o pai de pet que procura o que é melhor para o seu animal”, conta Ricardo.

  • Experiência única

A partir dessas informações, o produto passa a ser não somente uma aquisição material, mas de conteúdo. Segundo dados de pesquisa da Mars, 80% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar na loja ou até mesmo procuram em diferentes canais digitais em busca da melhor oportunidade. “Independentemente do canal que este pet parent está consumindo o nosso produto, é importante que ele tenha uma experiência única, que ele consiga todas as informações que ele precise nos mais diversos canais e assim consiga tomar sua decisão. Proporcionar essa experiência tem sido a nossa missão por aqui”, diz Ricardo Marinho.

Segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2020 junto com o Instituto Pet Brasil, famílias multiespécie (termo para famílias compostas por pessoas e animais de estimação) já são consideradas tendência mundial. No Brasil, inclusive, a cada 100 famílias, 44 têm cachorros e apenas 36 possuem crianças até a faixa dos 12, além de também indicarem uma propensão na diminuição da taxa de natalidade e aumento no número de adoções de pet, que já vem acontecendo. “Por todo esse histórico e momento em que estamos vivendo, buscamos criar uma identidade com esse pet parente e nos conectar com eles. Queremos conhecer ele, agregar valor a ele e ao pet dele, e esse é um dos grandes diferenciais das nossas marcas em relação ao mercado”, conclui.

 

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, OPTIMUM™, PEDIGREE®, RÁRIS®, ROYAL CANIN®, SKITTLES®, SNICKERS®, TWIX®, UNCLE BEN’S® e WHISKAS®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Informações para imprensa (Mars)

JeffreyGroup | [email protected]