Mars divulga resultados pró equidade de gênero com foco no equilíbrio de lideranças
Iniciativas e programas corporativos têm potencializado oportunidades para mulheres em posições de liderança em todos os níveis da empresa no Brasil e no mundo
equidade de genero

Criar um ambiente inclusivo que viabilize o crescimento profissional e a valorização das mulheres é um objetivo global da Mars. As mulheres têm desempenhado papel fundamental na empresa pois a Mars compreende que o sucesso delas é elemento chave para o futuro compartilhado. Os compromissos da Mars em relação à igualdade de gênero nos locais de trabalho, comunidades, fornecedores e no mercado, tem levado a empresa para a meta global de posições de liderança 100% equilibradas em termos de gênero em todas as suas 80 operações no mundo. No Brasil, a liderança feminina da Mars já alcançou a marca de 30% em posições gerenciais e 40% em posições operacionais.

“O nosso objetivo em todas as unidades de negócio, é alcançar 100% de equilíbrio de gênero entre as equipes de liderança globalmente”, conta Simone Karpinskas, Diretora de Recursos Humanos da Mars Brasil. “Nos últimos anos, fizemos um bom progresso na representação de gênero, aumentando a proporção de mulheres em cargos de liderança sênior em mais de um terço. No Brasil, temos 40% de mulheres como líderes de equipes e gestoras de pessoas, e atingimos 30% de lideranças femininas em cargos gerenciais”, completa a executiva.

As práticas da Mars são pioneiras no país desde 2014 e contemplam a licença maternidade estendida para as mulheres, uma vez que se compreende a importância e impactos emocionais da chegada de uma criança na vida de uma família – inclusive para os casos de licença paternidade. Essa licença pode, inclusive, ser estendida voluntariamente por mais 6 meses de forma não remunerada. Da mesma forma, a empresa também oferece todo o apoio para o retorno das mães ao trabalho, por exemplo, com uma sala de amamentação no escritório.

“O primeiro passo é ouvir as mulheres para entender como podemos fortalecer as mensagens de diversidade feminina dentro da companhia e, por fim, fortalecer o suporte àquelas que estão retornando de licença maternidade. Estamos comprometendo tempo, talentos e recursos financeiros para alcançar nossos objetivos de prover representação igualitária e equilibrada para mulheres do mundo todo”, comenta Karpinskas.

Processo seletivo inclusivo

O processo seletivo da Mars também trabalha com intencionalidade no recrutamento de candidatos para a ampliação do quadro de mulheres em todos os níveis e áreas funcionais, principalmente em média e alta gestão. Para garantir a igualdade de oportunidades, a companhia eliminou metodologias nos processos seletivos que possam desconsiderar candidatos por gênero, raça, orientação sexual ou presença de deficiência.

Compromisso na cadeia produtiva

Enquanto compromisso global, a Mars também incluiu uma estratégia específica na cadeia produtiva, chamada Cacau Para Gerações, a empresa se uniu a agência de ajuda humanitária CARE e investiu US$ 10 milhões para empoderar 50.000 mulheres em comunidades produtoras de cacau ao redor do mundo nos próximos cinco anos. O objetivo é capacitar as mulheres dessas localidades por meio de microfinanciamentos para aumentar a alfabetização financeira, a poupança das famílias e as atividades geradoras de renda das mulheres.

Here to be Heard

A Mars contribui para uma mudança sistêmica e permanente, e acredita que é preciso dar voz e amplitude às mulheres para alcançar a igualdade de gênero nas empresas e na sociedade como um todo. Em fevereiro, a Mars lançou a campanha de empoderamento #HereToBeHeard. A iniciativa convida mulheres do mundo todo a responderem à pergunta “o que precisa mudar para que mais mulheres possam alcançar seu máximo potencial?”, ajudando a empresa a moldar uma sociedade mais inclusiva. A campanha é global e foi disponibilizada em português para garantir a participação das mulheres brasileiras.

Sobre a Mars

Por mais de um século, a Mars, Incorporated foi movida pela crença de que o mundo que desejamos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Essa ideia está no centro de quem sempre fomos como uma empresa familiar global. Hoje, a Mars está se transformando, inovando e evoluindo de maneiras que afirmam nosso compromisso de causar um impacto positivo no mundo ao nosso redor
 
Em nosso portfólio diversificado e em expansão de produtos e serviços de confeitaria, alimentos e petcare, empregamos 133.000 associados dedicados, todos caminhando na mesma direção: para a frente. Com 40 bilhões de dólares em vendas anuais, produzimos algumas das marcas mais amadas do mundo, incluindo M&M'S®, SNICKERS®, TWIX®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, SKITTLES®, WHISKAS®, entre outras.

Sabemos que só podemos ser verdadeiramente bem-sucedidos se nossos parceiros e as comunidades em que operamos também prosperarem. Os Cinco Princípios da Mars - Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade - inspiram nossos associados a agir todos os dias para ajudar a criar um mundo amanhã em que o planeta, suas pessoas e animais de estimação possam prosperar.
 
Para obter mais informações sobre a Mars, visite o site oficial ou nossa página no Linkedin.

 

Mais informações:

JeffreyGroup | [email protected]