Mars dá dicas para preparar pets para as festas de fim de ano
Líder no mercado de nutrição e bem-estar animal ensina como os tutores podem minimizar situações de estresse dos animais

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, chega também a preocupação dos tutores de pets sobre como prepará-los para a época de festividades. Não são só os fogos de artifício o motivo de atenção. Há outros perigos e disparadores de situação de estresse para os animais, principalmente para os cães.

Por isso, a Mars Petcare, referência na qualidade de alimentos e promoção do bem-estar para cães e gatos e líder da categoria, trouxe algumas informações importantes para este momento do ano. Confira as dicas da veterinária Fernanda Duran para as famílias curtirem as festividades com os pets, sem oferecer riscos à saúde deles e aproveitando ao máximo os benefícios da interação com seu animalzinho de estimação.

"É importante mostrar que é possível, sim, incluir cães e gatos na programação familiar. Essa mensagem é ainda mais urgente nessa época do ano, quando infelizmente cresce o número de cães e gatos abandonados", explica Fernanda Duran. "Pets fazem parte da família e, com programação e cuidados, dá para garantir o bem-estar deles e diversão para toda a família".

Não ofereça alimentos diferentes
É verdade que o cheirinho das ceias de fim de ano atraem os pets, e muita gente não consegue resistir ao olhar pidão deles. O problema é que essa atitude feita na melhor das boas intenções pode fazer mal para eles. "Qualquer mudança alimentar pode afetar potencialmente o pet. Prefira os alimentos aos quais ele já está acostumado e, se quiser agradá-lo, ofereça os petiscos que ele adora", conta Fernanda. "Se você é o tutor, não tenha receio de orientar os adultos e as crianças para não oferecerem comidas não indicadas", completa.

Uma dica é: leve o petisco de mais agrado do seu pet, assim as crianças podem brincar e o seu cachorro ou gato podem curtir a festa juntos. Para os cachorros, o famoso DentaStix ajuda no hálito e saúde bucal, e as crianças também podem brincar com o novo app lançado recentemente, DentaStix Studios, com filtros e acessórios que reconhecem o rosto dos cães. Já para os gatos se entreterem também (o que custa ser mais difícil), Dreamies é a opção mais divertida: basta agitar que eles vem correndo - e estão com 25% de desconto na Petlove até o dia 31/12. Mas lembre-se que até os petiscos para os pets também tem limitações, por isso é importante seguir as orientações de cada produto.

Hidrate bem seu pet
A mudança de rotina na casa pode fazer o seu animal ficar mais agitado e, aliada as temperaturas mais altas dessa época do ano, aumenta a necessidade de deixá-lo mais bem hidratado. "A falta de hidratação, além de fazer mal ao pet, pode aumentar a irritabilidade dele. Mantenha sempre água fresca disponível e ofereça a ele", diz.

Outra opção muito saudável, equilibrada e prática para a correria das festividades são os sachês. A alimentação úmida é fonte rica em ingredientes e minerais, além de ser produzida à base de água, o que ajuda muito para manter o pet hidratado. Sem contar com a praticidade de poder carregar os sachês na bolsa, em vez de pacotes de ração. Sachês são refeições completas e nutritivas, assim como o alimento seco.

Cuidado com a decoração da casa
Bolinhas e outros enfeites de Natal chamam mesmo a atenção dos pets. Quem nunca flagrou um pet jogando com um deles como se fosse um brinquedo? Só que há riscos para os pets. "Evite que os animais tenham acesso a esses enfeites. Esses produtos podem conter substâncias que, ao serem ingeridas, provocam mal-estar gástrico, vômitos e outros efeitos", explica Duran.

Esteja atento ao excesso de barulho
Nem sempre dá para evitar os barulhos dessas festas, inclusive os temidos fogos de artifícios. Mas dá para minimizar o impacto nos pets com algumas dicas. "O barulho e o medo de fogos podem disparar situações de pânico, alteração cardíaca e outras reações negativas no pet. Se não dá para evitar, coloque uma música ambiente para distrair e disfarçar o barulho", conta Fernanda. Se possível, deixe-os dentro de casa em um ambiente o mais isolado possível do barulho e longe de portas de vidro para evitar acidentes graves. Para evitar fugas, também fique atento para manter portas e portões fechados.

Deixe por perto os brinquedos favoritos
Toda mudança de rotina da casa ou na rotina do pet pode impactar no comportamento dele. Para que ele não se sinta deslocado ou incomodado, ofereça a ele os seus brinquedos favoritos ou objetos que remetam a momentos de diversão e acolhimento. "Isso é importante principalmente para que ele se sinta confiante no meio de pessoas que, muitas vezes, ele não tem contato", diz.

Atenção ao figurino
É muito comum alguns tutores prepararem um look lindo para o pet usar nas festas. Mas vale o alerta: uma roupinha ou acessório pode acabar deixando-o estressado, ainda mais nessa época de temperaturas mais altas. "Antes de tudo o tutor tem que pensar no bem-estar do animal. Se você colocou a roupa e ele demonstrou algum incômodo ou desconforto, tire a roupinha imediatamente, ok?", diz Fernanda.

Não force a barra para o pet interagir
Deixe um cantinho preparado com cama, água, comida e brinquedos, para caso ele queira ficar longe do agito. "É importante que ele tenha um espaço mais tranquilo, para que consiga descansar", encerra.

Sobre a Mars Petcare
A Mars Petcare é a divisão focada em nutrição e bem-estar animal da Mars, uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®️, PEDIGREE®️, WHISKAS®️ e OPTIMUM™️. Além de prover o mercado pet com produtos cuidadosamente desenvolvidos, a Mars Petcare também conta com projetos para combater o abandono animal globalmente, incentivando a adoção responsável e apoiando instituições que abrigam animais em situação de rua. Cerca de 100 mil colaboradores de Petcare, com presença em aproximadamente 130 países, trabalham em prol de Um Mundo Melhor para os Pets e estão reunidos sob os Cinco Princípios da Mars - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Mais informações:
JeffreyGroup | [email protected]