Dia Internacional da Família: a nova realidade dos pets como parte da família nos lares brasileiros
Notados na economia e na transformação da interação humano-animal, visão dos pets como parte da família já é realidade no país

Do quintal para dentro de casa, da casinha de madeira para o sofá ou mesmo para a cama: cada vez mais, as famílias estão dando um novo espaço de afeto para os animais de estimação, considerando-os como mais um membro da família. Não à toa, dados da pesquisa da Mars, líder global em produtos alimentícios e detentora de marcas icônicas como WHISKAS®, PEDIGREE® E ROYAL CANIN®, mostram que 72% dos entrevistados tutores de cães e 32% dos tutores de gatos já cancelaram planos para poderem ficar com seus animais de estimação; e esse amor vai além: a saúde deles é tida como tão importante quanto a das outras pessoas que moram na casa, segundo a Radar Pet 2021, feita pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC). Por isso, na semana do Dia da Família (15), não poderia ser diferente: mais uma configuração a ser celebrada, os lares que elegeram o pet como parte da família.

“Na Mars, nós sempre acreditamos que os pets são parte da nossa família, e, ao longo dos anos, temos notado essa mudança também no comportamento dos tutores. Muito disso se deve à percepção dos benefícios emocionais que a relação humano-animal pode trazer”, explica Marcela Cerda, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Mars. “Inclusive, desenvolvemos diversas pesquisas que mostram que os pets podem aliviar sintomas negativos nas pessoas, como ansiedade, tristeza e solidão”, completa.

Parte desses resultados podem ser comprovados pela pesquisa global da Mars, realizada com mais de 13 mil tutores para o Censo de Animais de Estimação de 2020: 99% dos tutores de cães e 96% dos tutores de gatos acreditam que seu filho de quatro patas trouxe impactos positivos em suas vidas pessoais e profissionais quando relacionadas à saúde mental. Outro estudo, desenvolvido exclusivamente com responsáveis por crianças e adolescentes, e professores brasileiros, revelou que 87% dos professores entrevistados acreditam que ter um animal de estimação em casa pode ajudar as crianças a se sentirem menos solitárias, e 83% dos entrevistados acham que a interação com o pet é importante para reduzir a ansiedade.

Nas famílias de filhos únicos, os pets podem ir além e ajudar a suprir a ausência de um irmão, sendo uma importante companhia. Nesse ponto, o mesmo acontece com os adultos, uma vez que os animais podem aliviar a sensação de solitude. Aliás, essa questão foi bastante percebida durante o isolamento social causado pela pandemia: de 2020 a 2021, houve um aumento de 13% no número de adoções facilitadas pelo projeto PEDIGREE Adotar É Tudo de Bom, desenvolvido em parceria com a AMPARA Animal. Foram 2.627 doações consolidadas, contra 2.318 do ano anterior.

Outro fato importante é que os filhos de quatro patas podem apoiar o desenvolvimento emocional das crianças a partir da noção de afeto, empatia e atenção ao outro e até mesmo de responsabilidade, já que elas podem auxiliar no cuidado dos seus animais de estimação, passeando com eles, ajudando a dar banho e refeições.

Essa transformação na relação humano-animal e do papel do pet nas famílias também é vista na economia: hoje, o Brasil está em sexto lugar na classificação dos principais mercados de produtos para animais de estimação, e em categorias como alimentação, fica atrás apenas dos Estados Unidos em vendas. Segundo a consultoria Euromonitor, em 2026 o varejo pet deve movimentar 11 bilhões de dólares, alta de 70% sobre as vendas atuais.

“Uma família que elege o pet como um verdadeiro membro expande a interação para além de tê-lo como um melhor amigo, e isso se mostra na preocupação com a saúde dele, da alimentação e de incluí-lo em todos os momentos”, comenta Marcela. “E na Mars, estamos agindo em direção a isso, criando ações para que os animais de estimação sejam realmente tratados como parte da família”, finaliza.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, OPTIMUM™, PEDIGREE®, RÁRIS®, ROYAL CANIN®, SKITTLES®, SNICKERS®, TWIX®, UNCLE BEN’S® e WHISKAS®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Informações para imprensa

(Mars) JeffreyGroup | [email protected]