Cães e gatos podem comer chocolate?
Com a chegada da páscoa, época em que muitos tutores consomem o alimento, é necessário ter cuidado com os pets

Cães e gatos podem comer chocolate?

Chocolate é uma delícia, mas você sabia que para os pets pode ser tóxico? Com a chegada da Páscoa é importante que os tutores fiquem alertas para evitar que o chocolate se torne um problema para os animais. A teobromina, substância presente no cacau pode causar intoxicação, ou dependendo da quantidade ingerida, até a morte. 

De acordo com Verena Cunha, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mars Pet Nutrition no Brasil, os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. “É importante lembrar que a quantidade necessária para causar a intoxicação varia de acordo com o tamanho do animal, estado de saúde, sensibilidade individual e o tipo de chocolate ingerido. Porém, o ideal é que nenhum tipo de chocolate seja oferecido aos pets”, afirma. 

O chocolate, quando consumido em pequenas quantidades, pode causar vômito, diarreia, agitação e aumento da frequência urinária. Se consumido em maior quantidade, os cães podem apresentar espasmos musculares, convulsões e taquicardia, podendo levar a morte. “Ao apresentar os sintomas de intoxicação, o tutor deve levar o animal imediatamente ao Médico-Veterinário para que o tratamento adequado possa ser realizado. Mesmo que o pet tenha ingerido pequenas quantidades, é importante comunicar ao profissional, que vai avaliar e recomendar o melhor tratamento a ser seguido”, explica a veterinária Dra. Manuela Fischer.

Mas, o chocolate não é o único vilão que requer atenção. Outros alimentos também podem ser prejudiciais e sinalizar perigo para a saúde e bem-estar dos pets. Temperos como alho e cebola, frutas como a uva e o abacate também pode causar problemas aos animais. 

Se a ideia é oferecer ao pet um agrado diferente para aproveitar a Páscoa ao lado dele, há sempre um petisco ideal para a ocasião. A Mars Petcare possui em seu portfólio diversas opções, como os deliciosos petiscos PEDIGREE® BISCROK™, que podem ser oferecidos ao cão entre as refeições, como forma de carinho e recompensa. Para contribuir com a saúde oral, o tutor pode oferecer PEDIGREE® DENTASTIX™, que ajuda a reduzir em até 80% a formação do tártaro em cães.  

Para os felinos, o petisco WHISKAS® TEMPTATIONS™, disponível nas versões Salmão, Pelo Saudável e Bola de Pelo, e DREAMIES™, que os gatos adoram e que possuem menos de 2 calorias por pedacinho. Mas, vale sempre estar atento a tabela nutricional de cada petisco para que o consumo de calorias respeite a necessidade diária do pet evitando, assim, o sobrepeso. 

 

Sobre a Mars, Incorporated  

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de um século de história oferecendo diversos produtos e serviços para as pessoas e os animais de estimação que tanto amamos. Com um faturamento global acima de US$ 35 bilhões, a Mars é uma empresa global dona de algumas das marcas mais amadas no mundo: M&M’S®, SNICKERS®, TWIX®, MILKY WAY®, DOVE®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, EXTRA®, ORBIT®, 5™, SKITTLES®, UNCLE BEN’S®, MARS DRINKS e COCOAVIA®. A Mars também oferece serviços de saúde veterinária que incluem BANFIELD® Pet Hospitals, Blue Pearl®, VCA® e Pet Partners™. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, opera em mais de 80 países. Os seus Cinco Princípios - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – inspiram os mais de 125 mil colaboradores, globalmente, a desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.  

Asset Download Press Release