Caça ao petisco de Páscoa: alternativa para acabar com tédio dos pets
Médica-veterinária da Mars Petcare dá dicas de como preparar a dinâmica de forma simples e lista benefícios do enriquecimento ambiental que entretém animais de estimação em casa
 Caça ao petisco de Páscoa: alternativa para acabar com tédio dos pets

 

A Páscoa está chegando e com ela vem a tradicional caça aos ovos de chocolate. A brincadeira, que simboliza a busca por recompensa, é facilmente adaptável para pets e funciona como estímulo mental e físico. A prática é um bom exemplo do enriquecimento ambiental, técnica que torna o ambiente mais instigante e desafiador para animais de estimação e supre as necessidades e características inerentes às espécies, como a procura por alimento e água e olfato e audição aguçados.

Com a domesticação, as atividades diárias antes prioritárias para garantir a sobrevivência perderam espaço, mas os instintos foram preservados. Por isso, a inclusão de desafios e estímulos em casa são tão importantes. Amanda Correa, médica-veterinária da Mars Petcare, comenta que pets entediados podem desenvolver uma série comportamentos indesejados, como a destruição de itens domésticos, latidos em excesso, automutilação e ansiedade de separação.

“Para tornar o ambiente interessante e aumentar a interação com o pet, é preciso investir em brinquedos e gincanas que exijam algum esforço mental e físico. Artigos recheáveis com cheiros e texturas diferentes e petiscos são uma ótima maneira de entretê-los”, completa Amanda.

Uma alternativa para quem quer desafiar seu bichinho e reproduzir a célebre caça aos ovos nesta Páscoa, é esconder petiscos pela casa. O ideal é escolher o preferido do pet e posicioná-lo em locais que o animal tem acesso, mas que não sejam tão fáceis de encontrar. Para aumentar o nível do desafio, coloque os petiscos em uma caixa de papelão com furos para estimular ainda mais o olfato.

Outra opção interessante é criar circuitos interativos que dificultem o acesso à comida. Hoje existem comedouros que fazem essa função, mas é possível criar a dinâmica com itens caseiros colocando ração em caixas de ovos vazias e adicionando obstáculos como rolhas ou tampinhas. Caixas de papelão também servem! Distribua o alimento no recipiente e inclua folhas secas e papel picado para ativar o faro do pet. Vale lançar mão de produtos com características funcionais que enriquecem ainda mais as brincadeiras, como o PEDIGREE® DentaStix, que auxilia na limpeza dos dentes e atua na redução do tártaro, e o WHISKAS® Temptations Anti Bola de Pelos, facilitador do trânsito intestinal e na eliminação das bolas de pelo.

Sobre a Mars Petcare

A Mars Petcare é o segmento focado em nutrição e bem-estar animal da Mars, uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS® e OPTIMUM™. Além de prover o mercado pet com produtos cuidadosamente desenvolvidos, a Mars Petcare também conta com projetos para combater o abandono animal globalmente, incentivando a adoção responsável e apoiando instituições que abrigam animais em situação de rua. Cerca de 85 mil colaboradores de Petcare, em mais de 80 países, trabalham em prol de Um Mundo Melhor para os Pets e estão reunidos sob os Cinco Princípios da Mars – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade –, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Informações para imprensa (Mars)

JeffreyGroup | [email protected]