Brasil tem 30 milhões de animais abandonados
Dezembro Verde é o mês de combate ao abandono animal; Mars Petcare reforça seu compromisso em garantir que todo pet tenha um lar

 Cachorros e gatos de rua são comuns nas paisagens urbanas, principalmente nas metrópoles brasileiras. Embora não haja estatísticas oficiais, a Organização Mundial da Saúde estima que no país existam mais de 30 milhões de animais abandonados, incluindo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

A campanha do Dezembro Verde foi idealizada em 2015 no Ceará e hoje várias cidades no Brasil se mobilizam em prol do combate ao desamparo de pets. O mês escolhido para dar visibilidade ao movimento está relacionado ao fato de que em dezembro há maior propensão para abandono – para se isentar da responsabilidade ao se ausentarem neste período, seja para viagens ou festas de fim de ano, muitas pessoas recorrem ao abandono.

Neste contexto, a atuação da população, instituições e empresas é fundamental para dar suporte aos pets que sofrem com o desamparo. Diversas ONGs e protetores independentes que resgatam animais nas ruas e prestam os devidos cuidados, preparando-os para uma possível adoção, no entanto, grande parte dos pets podem passar anos esperando por um lar. “Atuar de forma preventiva com ações de conscientização contra o abandono e mutirões de esterilização são fundamentais para tratar a raiz do problema”, diz Raquel Facuri, diretora executiva da AMPARA Animal. A instituição atua como uma ‘ONG mãe’ prestando apoio para mais de 450 abrigos e protetores cadastrados, com a disponibilização de alimentos, atendimento veterinário e medicamentos.

No Brasil, além do grande número de animais nos abrigos, ainda é comum encontrarmos pets que nasceram e passarão a vida toda nas ruas. Para mudar essa realidade, a Mars Petcare, multinacional de alimentos para pets – dona de marcas como PEDIGREE®, WHISKAS® e OPTIMUM™, assumiu o grande compromisso de combater o abandono animal e para isso, trabalha para dar mais destaque à causa, atuando por meio de programas como o PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom e, para 2021, planeja criar novas ações.

“Nossa premissa é garantir que todo pet tenha um lar e sejam saudáveis felizes e sejam acolhidos em todos lugares além, claro, de oferecer a melhor alimentação para eles. Nossas ações vão desde o apoio a ONGs e protetores até o estabelecimento de parcerias para mais criar mais espaços pet friendly nas cidades, comenta Sheila Guebara, diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.

A empresa tem como propósito fazer Um Mundo Melhor para os Pets, garantir que todo animal tenha um lar e levar a alegria de se ter um pet para milhares de lares brasileiros são prioridades para que a construção sustentável e alinhada com seus Princípios e objetivos.