Eyebrow
Investindo em nosso Amanhã
Heading
Um Esforço ainda maior para Proteger o Futuro
Body

Este artigo, escrito por nosso Diretor Executivo de Compras e Sustentabilidade Barry Parkin, apareceu originalmente em nosso relatório do Plano  Sustentável em uma Geração de 2017-2018. Clique aqui para ler o relatório completo.

Sempre soubemos que estabelecer parcerias com a concorrência é crucial para realizar as mudanças necessárias em grande escala. Por isso, no ano passado, investimos pesado em cultivar as parcerias que já temos e em criar novas parcerias.

 

Uma parceria essencial é o Livelihoods Fund for Family Farming, que fundamos com a Danone e outros em 2015. Esse fundo investirá 120 milhões de euros para desenvolver projetos agrícolas sustentáveis que melhorem a renda dos pequenos agricultores, além de cuidar da segurança alimentar e da restauração dos ecossistemas. Nosso objetivo é ter um impacto positivo sobre 200 mil propriedades agrícolas com o Livelihoods Fund. Agora temos três projetos em prática há mais de um ano e outros quatro que serão lançados.

Recentemente, tive a oportunidade de ver o projeto em ação, trabalhando com agricultores de baunilha em Madagascar. Mesmo depois de apenas um ano, é claro que esse fundo e a nossa abordagem estão gerando uma verdadeira mudança no terreno. Estamos no caminho certo para aumentar as receitas dos agricultores em até 300%, graças à melhoria das práticas de cultivo e do envolvimento deles na próxima etapa da cadeia de abastecimento. Nosso compromisso de 10 anos para o abastecimento significa que os agricultores podem investir com segurança, e estamos no caminho certo para oferecer meios de subsistência prósperos para até 3.000 produtores e os cerca de 12 mil membros de suas famílias.

Um dos maiores desafios que enfrentamos é o desmatamento causado pela expansão da agricultura. Em termos de cacau, estamos trabalhando com colegas do setor através da World Cocoa Foundation para construir uma parceria público-privada inovadora, chamada Cocoa and Forests Initiative, para acabar com o desmatamento em Gana e na Costa do Marfim. Com fortes ações e investimentos do governo e do setor, essa iniciativa tem o potencial de interromper o desmatamento causado pela agricultura nesses países, funcionando como exemplo do que pode ser possível em outros países e com outras matérias-primas.

Lançamos uma nova parceria estratégica de longo prazo com a Verité, uma importante organização de direitos humanos, para aumentar o impacto dos nossos programas de direitos humanos, trabalhando nas nossas operações com os fornecedores da Camada 1 e também nos extremos mais distantes das cadeias de suprimento estendidas. Além disso, lançamos o Farmer Income Lab, um laboratório colaborativo de ideias para identificar formas de aumentar a renda de pequenos agricultores. A pesquisa e as perspectivas iniciais do Laboratório, feitas em colaboração com a Oxfam, a Universidade de Wageningen e o Grupo Dalberg, foram publicadas em 2018.

Outra parceira muito importante é a Ellen MacArthur Foundation, com quem firmamos uma das primeiras parcerias na Nova Economia do Plástico. Apoiamos o trabalho da fundação com o nosso objetivo de usar 100% de embalagens recicláveis até 2025. Utilizar menos embalagens plásticas, reduzir resíduos de embalagens plásticas e aumentar a capacidade de reciclagem são as maiores prioridades para a minha equipe e para mim. Sabemos que temos muito a fazer nesta área e aumentamos o investimento e os recursos para acelerar o progresso.

Com relação à escassez hídrica, já avançamos muito, principalmente no caso do arroz, com um trabalho concentrado no Paquistão, na Espanha e nos EUA. É um bom começo, mas temos mais a fazer. E com as mudanças climáticas, que continuam afetando as regiões de abastecimento em todo o mundo, os riscos que enfrentamos estão aumentando.

No trabalho para promover o bem-estar, temos sempre como base a nossa abordagem de marketing responsável, implementando um sistema aprimorado para medir a conformidade com o Código de Marketing da Mars, que inclui auditorias externas robustas. Nossa liderança nesta área foi reconhecida publicamente quando ficamos em 1º lugar na categoria de marketing do Índice Global de Acesso à Nutrição (ATNI), e estamos trabalhando com uma gama de parceiros com a mesma disposição para gerar padrões mais elevados para o setor, especialmente na área de autorregulação digital.

Também estamos fazendo progresso nos compromissos de melhorar e expandir as ofertas dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores para promover o bem-estar deles. Fizemos investimentos significativos em inovações para satisfazer as necessidades dos consumidores que buscam ingredientes mais naturais, principalmente no desenvolvimento e na promoção de aprovações regulamentares em vários mercados para ingredientes novos com cores naturais.

Por meio dessas iniciativas e de programas internos para apoiar a saúde e o bem-estar de nossos associados, entre outros, conseguimos um aumento de 55% em nossa pontuação no Índice Global ATNI, aumentando de 3,6 (de 10) em 2016 para 5,6 em 2018.

Nosso Plano Sustentável em uma Geração está diretamente ligado às nossas metas de negócios, e é por isso que estamos investindo mais de US$ 1 bilhão nos primeiros três anos para começar o trabalho e transformar nossa ambição em realidade. Sabemos que o nosso Plano levará décadas para se concretizar totalmente e que, no caso de algumas das metas, talvez o progresso não seja rápido nos primeiros anos, mas continuamos firmes no propósito de seguir o caminho que escolhemos. Este primeiro ano foi dedicado a iniciar a transformação das nossas cadeias de abastecimento de matérias-primas, acelerar o que já está funcionando, construir e investir em várias parcerias importantes e testar novas abordagens. Nos próximos anos, teremos um aumento significativo de nossa atividade e de impacto nos locais.

Atenciosamente,

Barry Parkin

 

Mais sobre a Mars