Eyebrow
Cocoa for Generations
Heading
Salvando o cacau de amanhã, hoje
Subheading
Estamos investindo mais de US$ 1 bilhão para tornar sustentável a nossa cadeia de suprimento de cacau.
Body

Nosso chocolate é amado em todo o mundo há mais de 100 anos. Mas para garantir que possamos continuar fornecendo chocolate para as gerações futuras, sabemos que a produção sustentável de cacau é fundamental. 

Como parte do nosso Plano  Sustentável em uma Geração, que tem o objetivo de garantir um planeta saudável, ajudar as pessoas a prosperar e nutrir o bem-estar, estamos analisando profundamente todos os aspectos do nosso negócio e como os ingredientes dos nossos produtos são cultivados ou colhidos. Isso, é claro, inclui o cacau fornecido para nossas marcas como M&Ms®, Twix®, Dove® e Snickers®.

Infelizmente, a cadeia de suprimento do cacau de hoje não cumpre as nossas metas. Na Mars, estamos prontos para adotar uma nova abordagem que crie um caminho para que os produtores de cacau, suas famílias e suas comunidades prosperem. O Cocoa for Generations é a nossa contribuição, e estamos buscando colaborações no desenvolvimento de soluções eficazes, dimensionáveis e inovadoras. Faremos um investimento de mais de US$ 1 bilhão nos próximos 10 anos para apoiar nossa estratégia Cocoa for Generations, além de assumir um compromisso com dois pilares de trabalho para aumentar a renda dos pequenos agricultores, proteger as crianças e preservar as florestas hoje. Também trabalharemos para desenvolver um modelo de agricultura sustentável e moderna para o cacau de amanhã.


Cocoa for Generations 

No ano passado, lançamos o nosso Plano Sustentável em uma Geração, assumindo o compromisso global de realizar mudanças sistêmicas para beneficiar as pessoas e o planeta. Este plano nos levou a repensar fundamentalmente nossa estratégia de sustentabilidade do cacau. 

Ao longo dos anos, avançamos muito na abordagem dos desafios sociais e ambientais no setor do cacau, alcançando quase 180 mil agricultores com certificação e melhorando a produtividade média das propriedades agrícolas participantes.

No entanto, estamos impacientes com o ritmo do nosso progresso e do setor em geral. Apesar de todo o avanço, os agricultores não tiveram melhoria na renda ou nas condições de vida em um ritmo adequado. As crianças continuam trabalhando em condições precárias, com lacunas significativas no acesso a uma escolaridade segura e de alta qualidade. O desmatamento continua na cadeia desuprimento de cacau, com o cultivo ocorrendo em áreas florestais protegidas. As empresas e o governo devem pensar e agir de forma diferente se quiserem que as famílias de produtores de cacau prosperem no futuro.

O Cocoa for Generations é a nossa contribuição. Assumimos um compromisso com dois pilares de trabalho, Cacau Responsável Hoje e Cacau Sustentável Amanhã, e convidamos outras empresas a nos ajudar a desenvolver soluções eficazes, escalonáveis e inovadoras.

Cacau Responsável Hoje

O primeiro pilar do Cocoa for Generations é o Cacau Responsável Hoje. Seu objetivo é garantir que 100% de nosso cacau seja obtido de forma responsável no mundo todo e seja rastreável até 2025.

Esse pilar vai além do nível atual de padrões e práticas de certificação e nos compromete a tomar medidas em três áreas de foco que colocam os produtores de cacau, as comunidades e o meio ambiente no centro de nossos esforços:

Proteger as Crianças

 

Muitas crianças trabalham em condições precárias no setor do cacau. Os dados primários sugerem que os programas de monitoramento e remediação de trabalho infantil (CLMRS em inglês) têm o potencial de reduzir pela metade o índice de trabalho infantil perigoso entre as famílias participantes. Trabalharemos com nossos fornecedores e certificadores para aprimorar os programas de CLMRS implementados em nossa cadeia de suprimento do Cacau Responsável Hoje e continuaremos ajudando a melhorar a educação nas comunidades que cultivam cacau, com foco no acesso a escolas de qualidade. É crucial que as crianças das comunidades cacaueiras tenham uma alternativa segura para trabalhar e tenham a oportunidade de prosperar.
 

 

Nosso objetivo é alcançar uma cadeia global de suprimento de cacau livre de desmatamento até 2025. Nossa ambição, sustentada pelo plano Cocoa for Generations anunciado pela Mars no ano passado, reconhece a necessidade de eliminar o desmatamento, cultivando mais cacau nas terras agrícolas legais existentes, sem invadir as florestas que ainda restam. Esperamos que as fazendas que fornecem nosso cacau e que fazem parte do programa Cacau Responsável Hoje, disponibilizem sua localização em GPS por satélite para que possamos ter certeza de que o cacau não vem de áreas florestais protegidas. Como parte da nossa promessa de transparência, estamos divulgando os países de origem do nosso cacau, os Fornecedores da Camada 1 da Mars e o progresso na rastreabilidade de Grupos de Agricultores da Camada 2 e Agricultores da Camada 3, bem como nossos planos detalhados de ação para Costa do Marfim e Gana, países em que mais de 65% do cacau mundial é cultivado. Dessa forma, também contribuímos para a Cocoa and Forests Initiative. Em 2020, publicaremos planos de ação para a Indonésia, o Brasil e Camarões, e concluiremos uma avaliação de risco para o Equador. Com isso, será possível definir onde concentrar nosso trabalho. 

 

 

Nosso objetivo é aumentar a renda que os agricultores geram a partir do cacau. Nosso primeiro passo será trabalhar com os parceiros para garantir que o modelo de bônus que pagamos pelo cacau responsável seja revisado, assegurando que os agricultores recebam uma parcela maior do bônus. Em parcerias com outras pessoas, também exploraremos e incentivaremos outras mudanças e parcerias em todo o setor que possam gerar mais renda para os agricultores.
 

Enquanto essa nova abordagem é implementada, a Mars manterá os atuais níveis de cacau certificado com as organizações Rainforest Alliance e Fairtrade e trabalhará com as duas para ajudar a continuar aumentando a implementação e elevando o nível do setor cacaueiro. A Mars reconhece os esforços das organizações de certificação em organizar os agricultores em grupos e cooperativas, oferecendo treinamento e implementando sistemas de gestão em grupos certificados de agricultores. Além disso, nossa empresa se compromete a colaborar com essas organizações para melhorar os controles de auditoria, o monitoramento do trabalho infantil, a rastreabilidade e o bônus pago aos agricultores. Com o aumento dos trabalhos mensuráveis, a Mars continuará fazendo a transição da produção de cacau para essas abordagens novas e mais sólidas.

Cacau Sustentável Amanhã

 

 

Apoiar o investimento de longo prazo com planos de desenvolvimento agrícola: os planos de desenvolvimento agrícola são pacotes de apoio adaptados a cada família de agricultores. Acreditamos que esses planos têm o potencial de duplicar o rendimento por hectare do cacau, permitindo que os agricultores tenham acesso ao cacau.

 

 

Melhorar a renda familiar com agricultura diversificada, sistemas agroflorestais e outras alternativas: continuaremos defendendo os benefícios da agricultura diversificada e de bons modelos agroflorestais, por exemplo, outras culturas de rendimento, madeira e alimentos, pecuária e renda não agrícola.

Apoiar as comunidades, capacitando as mulheres por meio de microfinanciamentos: expandiremos os programas de poupança e empréstimo para homens e mulheres em suas comunidades de cacau para aumentar a alfabetização financeira, a poupança das famílias e as atividades geradoras de renda das mulheres.

 

 

Mudar a maneira como compramos para beneficiar os agricultores: vamos transformar o cacau coberto pelo programa Cacau Responsável, passando de operações de curto prazo para relacionamentos de longo prazo com fornecedores e agricultores de cacau. Esperamos que isso melhore a previsibilidade e a eficiência dos nossos investimentos, além de trazer mais benefícios para os produtores de cacau e suas comunidades.

Compartilhando Progressos

Conforme o nosso trabalho nesses dois pilares for avançando, compartilharemos nosso progresso, os desafios e as lições aprendidas. Também trabalharemos com o setor, os governos e outros parceiros da sociedade civil para buscar soluções compartilhadas e resultados que sejam benéficos tanto para a empresa quanto para as famílias dos cultivadores de cacau. Continuaremos colaborando com concorrentes e fornecedores para acelerar a aprendizagem compartilhada em fóruns do setor, incluindo a World Cocoa Foundation e sua plataforma, a CocoaAction, além da Iniciativa Internacional do Cacau.

Pesquisa e Ciência

A produção dos agricultores de cacau é apenas 10% do que poderia ser com condições perfeitas e práticas melhores. Por outro lado, a produção de milho já atingiu 60% de suas possibilidades. As pesquisas sobre o cultivo do cacau costumam ser financiadas por governos, órgãos agrícolas ou universidades, por isso, sofrem há muito tempo com a escassez de recursos. A Mars acredita que suas iniciativas de pesquisa podem ajudar a aumentar a produtividade dos agricultores dos quais dependemos, incentivando ainda mais o financiamento para a pesquisa do cacau.

Nosso trabalho é liderado por uma rede de propriedades agrícolas de pesquisa da Mars, que inclui:

  • Centro Mars de Ciência do Cacau na Bahia, Brasil: inaugurado em 1982, é um centro de colaboração e ciência mundial que lidera nosso trabalho sobre criação de cacau, sistemas agroflorestais, ambientes ricos em biodiversidade e reabilitação do solo. 
  • Hacienda La Chola em Guayaquil, Equador: como uma das principais fazendas de pesquisa do mundo em produção de cacau e práticas de gestão agrícola, a Hacienda La Chola permite que a Mars aumente a pesquisa em ciência vegetal e aprendizados de teste.
  • Mars Edge em Sulawesi, Indonésia: a Mars iniciou sua jornada na Indonésia em 1996 com o estabelecimento da primeira fábrica estrangeira de processamento de cacau em Makassar, Sulawesi. Os negócios e a fábrica foram ampliados em 2012 e hoje abrigam mais de 300 Associados. A Mars também tem dois Centros de Pesquisa de Cacau em Sulawesi, dedicados à melhoria da qualidade e da produtividade do cacau na Indonésia, com foco na criação de clones superiores, no controle integrado de pragas, no uso do solo e em sistemas agrícolas diversificados.

    Desde 2013, a Mars já treinou 120 doutores em cacau por meio da nossa rede de quatro Centros de Desenvolvimento do Cacau no Sul de Sulawesi. Esses empreendedores oferecem aconselhamento e treinamento para 12 mil agricultores direto em suas aldeias. A Mars também trabalha ativamente com oito escolas vocacionais e estabeleceu um currículo sobre o cacau para incentivar os jovens a se envolverem na agricultura e nas empresas de cacau.

Uma das realizações que mais nos enche de orgulho é a nossa colaboração com a IBM e o Centro de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, durante a qual desvendamos o sequenciamento dos genomas do cacau. Desde então, os cientistas do mundo todo usam esse trabalho para desenvolver culturas de cacau mais resistentes e de maior rendimento.

Mais sobre a Mars