Eyebrow
Um Padrão Global
Heading
Com o Arroz Sustentável, todo mundo sai ganhando
Subheading
Trabalhando hoje para garantir o arroz de amanhã
Body

É muito provável que você tenha uma caixa ou um pacote de arroz no armário da cozinha. Também é muito provável que você nem se preocupe muito com isso, pois como o arroz é tão abundante e consumido no mundo todo, não existe possibilidade de escassez.

Infelizmente, as coisas não são bem assim. A demanda por arroz deve duplicar até 2050, e o cultivo de arroz é um processo muito trabalhoso, que costuma ser feito por pequenos agricultores em vez de grandes operações industrializadas. Essa pequena escala também significa que esses agricultores dependem inteiramente das colheitas para sustentar suas famílias. Plantar mais arroz geralmente não é uma opção e, mesmo que fosse, o aumento da produção mundial de arroz teria um impacto enorme no meio ambiente, devido ao uso da água e às emissões de gases de efeito estufa que acompanham o processo de cultivo.

Como proprietária da maior marca mundial de arroz, o Uncle Bens ®, a Mars Food planeja abrir caminho para tornar o arroz mais sustentável. Por isso, passamos a fazer parte da Plataforma Arroz Sustentável (SRP), o primeiro padrão global para o arroz sustentável. Todas as partes da cadeia de abastecimento de arroz poderão usar esse padrão para reduzir a pegada ambiental do cultivo de arroz e melhorar as vidas dos produtores de arroz.

.video-responsive{overflow:hidden;padding-bottom:56.25%;position:relative;height:0;} .video-responsive iframe{left:0;top:0;height:100%;width:100%;position:absolute;}

Ajudamos a desenvolver o padrão SRP e vamos usá-lo para tornar nosso abastecimento de arroz 100% sustentável até 2020. Já começamos a fazer um teste piloto do padrão SRP na Índia e no Paquistão. Em parceria com a Bayer CropScience e o Instituto Internacional de Investigação do Arroz, investimos em um programa de agricultura controlada no Paquistão, que também começamos a distribuir em partes da Índia. A chave é oferecer incentivos para os agricultores participarem. Depois disso, também oferecemos treinamento e apoio sobre como deixar as plantações mais sustentáveis. No final, todo mundo sai ganhando.

"O principal benefício do treinamento é que agora é mais fácil vender meu arroz."

— Tong Chat, agricultor de arroz no Camboja

Nossos esforços para aumentar a sustentabilidade da produção global de arroz fazem parte de nosso compromisso corporativo mais amplo de enfrentar os maiores impactos ambientais e sociais na nossa cadeia de abastecimento. Desde 2007, nossa estratégia de abastecimento sustentável se concentra em seis matérias-primas: cacau, peixe, menta, óleo de palma, amendoim e arroz. Em 2014, adicionamos carne bovina, soja, papel e celulose ao compromisso. No total, a estratégia de abastecimento atualizada pela Mars incluirá 23 matérias-primas, abrangendo 60% do nosso volume de abastecimento. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas estamos orgulhosos de algumas de nossas principais conquistas até o momento:

  • 84% do nosso óleo de palma é agora rastreável até usinas conhecidas
  • 26% dos nossos peixes e frutos do mar são de fontes sustentáveis, ou seja, estamos no caminho certo para alcançar o nosso objetivo de ter um abastecimento composto por 100% de peixes sustentáveis até 2020
  • Aumentamos nossa aquisição de cacau certificado para 36% do volume total, nos aproximando da nossa meta de 100% de cacau certificado até 2020.
  • Em 2014, 82,5% das nossas embalagens eram recicláveis ou recuperáveis nos locais com infraestrutura para isso.

Não podemos resolver esse desafio sozinhos. Precisamos nos unir hoje para garantir que as gerações futuras possam comer, cultivar e tirar o sustento do cultivo de arroz de maneira sustentável.

Mais sobre a Mars