Eyebrow
Planeta Saudável
Heading
Ação Hídrica
Subheading
Preservando Recursos Preciosos
Body

Garantir que os recursos naturais preciosos continuem existindo por gerações é uma parte essencial do mundo que queremos ver amanhã, e talvez nenhum recurso seja mais precioso do que a água. A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, e essa porcentagem aumenta à medida que a população cresce. A agricultura consome a maior parte da água. Por isso, para administrar a água de forma sustentável, precisamos nos concentrar no que é produzido em nossas cadeias de valor e como. Também precisamos levar em conta os impactos da mudança climática, uma vez que ela pode alterar os padrões de precipitação e, consequentemente, o volume, a frequência e a intensidade, prejudicando a agricultura.  

Como parte do Plano de Sustentável em uma Geração, nossa ambição de longo prazo embasada pela ciência é eliminar o uso não sustentável da água em nossa cadeia de valor, começando por reduzi-lo pela metade até 2025*. Além disso, definimos a meta de melhorar em 15%* a eficiência hídrica em nossos locais onde há escassez de água até 2020. No final de 2018, estávamos quase na metade do caminho para atingir essa meta. 

Mapeamos o consumo total de água em nossas cadeias de suprimento globais, analisamos se ela é proveniente da chuva ou irrigação e começamos a trabalhar para reduzir nosso impacto em bacias hidrográficas mais afetadas de onde extraímos materiais na Austrália, Índia, Paquistão, Espanha e EUA. Saiba mais em nosso Posicionamento sobre a Gestão da Água

Em nossas operações diretas, nosso foco é usar a água com eficiência, promover sua reciclagem e prevenir a poluição por meio da gestão responsável de águas residuais. Conseguimos um progresso promissor, gerando uma redução de 18% no consumo global de água de 2007 a 2015.  

Em nossas cadeias de suprimento, estamos treinando agricultores e usando a tecnologia para avançar ainda mais o consumo sustentável da água. Em alguns locais, estamos assumindo um papel de liderança na gestão da água, colaborando com fornecedores, padrões de sustentabilidade como a Plataforma Sustentável para o Arroz e a Aliança para a Gestão da Água, agências de desenvolvimento governamentais e ONGs para motivar uma mudança em escala nas comunidades produtoras. Um exemplo disso é nosso trabalho com a ONG Suíça Helvetas e o projeto de produtividade da água WAPRO, no qual 17 parceiros de setores público e privado estão trabalhando para melhorar a segurança alimentar, a eficiência no uso da água e a renda de mais de 60 mil produtores de algodão e arroz em seis países asiáticos e africanos.  

Em casos que não seja possível reduzir o uso da água para níveis sustentáveis, planejamos investigar atividades de equilíbrio fora da cadeia de valor, como a recuperação de florestas, para atingir nossas metas. Como último recurso, se as intervenções não aliviarem a escassez em uma bacia hidrográfica local, estaremos preparados para protegê-la mudando nossa fonte, pois estamos comprometidos em fazer tudo o que pudermos hoje para proteger esse precioso recurso para o amanhã. 

*Em relação aos níveis de 2015